- Publicidade -

Round 6: qual o segredo desse fenômeno na era da plataformização?

Muito além do enredo, a série conseguiu furar a bolha da era da plataformização gerada pelos serviços de streaming.

0

O ano que passou foi marcado pelo sucesso estrondoso do fenômeno Round 6. A série sul-coreana conseguiu ultrapassar a linha do streaming, chegando às redes sociais ao levantar diferentes debates. Porém, as chances de vermos isso acontecer novamente, pelo menos a curto prazo, são bem baixas.

- Publicidade -

Isso porque, apesar da variedade de conteúdos oferecidos, os serviços de streaming vêm criando um universo cada vez mais nichado. Com tanta coisa sendo lançada, é normal que cada pessoa assista aquilo que mais se identifique com seu gosto, por isso são poucas produções que conseguem furar a bolha na era da plataformização.

VEJA TAMBÉM

Afinal, o que é plataformização?

Assim como nas redes sociais, tudo que assistimos em canais de streaming geram milhões de dados que alimentam os famosos algoritmos. É a partir disso, que cada play identifica o tipo de conteúdo que mais atrai um público em específico. Esse caminhão de informações é uma das bases da plataformização, que rege toda a nossa relação de consumo no mundo digital, não apenas com o streaming.

Tudo que consumimos serve de apoio para a indústria e fundamenta estratégias de marketing, que por sua vez, criam novos conteúdos que pautam aquilo que a gente consome e discute. É uma espécie de ciclo. É importante lembrar que tal dinâmica sempre foi uma das promessas streaming, já que todos comemoraram o fato de não ser mais obrigado a assistir a programação da TV aberta ou a cabo. Mas, tal trunfo lançou um desafio para as empresas: como produzir conteúdo que vai agradar perfis tão distintos?

Redoma de vidro

- Publicidade -

A segmentação de conteúdo acaba nos colocando em redomas que dificilmente são ultrapassadas. A cada rastro que você deixa nessas plataformas, elas passam a sugerir apenas conteúdos relacionados ao seu maior interesse. A plataformização gera essa segmentação tão direcionada que é quase impossível tirar o usuário da zona de conforto construída à sua volta.

Apesar dos números espetaculares de Roud 6, ainda assim a série é um conteúdo de nicho. Olhar para o ranking de séries mais assistidas da Netflix é uma forma de visualizar os efeitos da plataformização. Ao mesmo tempo, em que é possível notar quais são os diferentes nichos atendidos, há também como traçar quais são aqueles onde o streaming foca seus esforços para engajar mais.

O desafio agora do universo streaming é romper essa redoma de vidro para atingir os mais diferentes nichos. Uma das explicações por trás do sucesso da série pode estar na mistura e interação com as redes sociais. Logo após a estreia, o barulho causado pelos fãs e até mesmo por influenciadores digitais, chamou a atenção do Twitter, Instagram e TikTok, que ajudaram a impulsionar criando filtros, lançando desafios, gerando diferentes conteúdos que despertaram a curiosidade de diferentes públicos.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar