Por que grandes filmes de sucesso tem uma nota tão baixa no Rotten Tomatoes?

As notas da crítica estão superiores a do público em boa parte dos filmes

Ao longo dos últimos anos, a nota do público no Rotten Tomatoes está cada vez mais baixa, incluindo grandes filmes de sucesso. Significa que a audiência aumentou o critério de rigor na hora de avaliar cada produção? Na verdade, não. De acordo com o Screen Rant, a situação demonstra uma quebra no padrão de análise do site.

O Rotten Tomatoes alcançou o patamar de grande agregador de crítica dos últimos anos. Não à toa as pessoas sempre procuram pelo site antes de assistir a filmes e a séries em alguns casos. Contudo, a nota do público ficou muito baixa e deixou de ser algo perto da realidade.

Um problema que o portal enfrenta desde 2010. Algo que até hoje não conseguiu consertar de forma satisfatória para filtrar e compilar de uma maneira que garanta os índices mais seguros para quem quer ter a certeza do que está prestes a assistir.

Por que a nota do público está cada vez mais baixa no Rotten Tomatoes?

Muitos filmes estão com problemas na compilação de dados no site do Rotten Tomatoes no que diz respeito a notas do público. Em suma, o Screen Rant traz uma série de filmes cujas avaliações não condizem com a realidade. Um exemplo aconteceu com o Homem-Aranha, de 2002, com direção de Sam Raimi.

O longa-metragem recebeu 30 milhões de novas avaliações. Algo que fez a nota do público no Rotten Tomatoes cair 27% percentuais aos números anteriores. Por ora, o filme segue com 67% de aprovação no total. Um valor que destoa da análise da crítica, que está em 90% de aprovação.

O mesmo aconteceu com outras grandes produções, como Star Wars: A Vingança dos Sith, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Gladiador, entre outros. A maior parte dos casos aconteceu em outubro de 2010, quando mais de 30 milhões de avaliações surgiram do dia para a noite no site Rotten Tomatoes.

Conforme apuração do Screen Rant, o Rotten Tomatoes até tentou diminuir a quantidade de review bombs dos últimos anos. Eles mudaram o sistema de classificação. Contudo, nada que impediu novos ataques e uma análise equivocada de dados em relação ao modelo antigo.

Portanto, a reportagem conclui que a atual forma na qual o Rotten Tomatoes agrega as avaliações permite análises mais subjetivas em termos de nota do público. Algo que afeta a transparência da maior parte dos filmes que receberam avaliação do público nos últimos dez anos.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar