Porque Draco Malfoy merecia uma redenção em Harry Potter?

Franquia deixou um sinal de que Draco merecia mais.

Draco Malfoy foi o principal antagonista do núcleo de Hogwarts em Harry Potter. Como o típico aluno que fazia bullying, o personagem liderou as principais ofensivas contra Harry e seus amigos durante as aulas na escola de bruxaria e magia. Portanto, como membro da Sonserina, não demorou até que ele se tornasse um Comensal da Morte.

Apesar disso, muitos fãs da franquia ficaram carentes de uma redenção para Draco Malfoy. Ao longo dos filmes e dos livros, ele demonstrou arrependimento e deu sinais claros de que poderia mudar. Mesmo assim, o arco de redenção ficou com o professor Severo Snape. Algo que até hoje rende algumas discussões.

Harry Potter é uma das principais franquias de fantasia da cultura pop. O primeiro filme chegou aos cinemas em 2001 e, anos depois, o universo mágico se consolidou com outras sete produções, filmes derivados, parques, jogos e objetos de colecionador.

+ Quer ganhar um teste grátis de 1 mês no UOL PLAY? Clique Aqui e aproveite!

Draco Malfoy merecia um arco de redenção em Harry Potter?

Draco Malfoy sempre foi um personagem ruim em Harry Potter. Logo no primeiro filme (livro), ele tentou levar Harry para a Sonserina com o discurso de que “alguns bruxos são melhores do que outros”. Desde o início, Draco mostrou de que forma compreendia a ideologia “puro sangue”.

Draco Malfoy

Com crenças fortes, ele discriminou a condição financeira de Rony Weasley e praticou atos de supremacia com Hermione Granger. Até se aliar a Voldemort, contudo, Draco nunca passou de uma marionete do pai em Harry Potter. Em A Câmara Secreta, fica claro de que forma Lucio Malfoy moldou toda a percepção de Draco em relação à comunidade bruxa.

Quando envolve-se com os Comensais da Morte, Draco passa a demonstrar os primeiros sinais de dúvidas e arrependimentos. Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, o personagem reflete sobre as suas ações e o que fazer após a Batalha de Hogwarts, que terminou com a morte de Dumbledore.

Agora, falar em redenção pode ser um pouco demais para Draco Malfoy. Isso porque ele só mudou de ideia quando as ameaças de Voldemort chegaram até a sua família.

Draco sempre soube o que estava fazendo

Boa parte do público de Harry Potter pede a redenção de Draco Malfoy por conta do carinho pelo ator Tom Felton. Mesmo que o personagem tenha algum arrependimento no passado, Draco nunca deixou de acreditar na ideologia da supremacia de “sangue puro”.

Tudo bem, a influência dos pais sempre foi forte na família Malfoy. Mas Harry Potter mostrou outros personagens que lutaram contra a dinâmica da própria família, como Sirius Black. Em suma, Draco Malfoy só começou a cogitar os próprios ideais quando Voldemort o utilizou como punição ao pai. Neste ponto, ele pôde perceber que ninguém importava para o Lorde das Trevas.

Até os acontecimentos de Enigma do Príncipe, Draco Malfoy sempre agiu com preconceito, racismo e discriminação com os colegas de turma. Então adolescente, o personagem já deveria saber a gravidade das palavras e das ações. Em A Câmara Secreta, ele chegou a declarar que queria a morte de Hermione.

Por fim, Draco Malfoy teve a redenção que precisava. Se afastou do Lorde das Trevas e foi o suficiente para não precisar se tornar um personagem “bom” ao final de tudo. Mesmo com atitudes altruístas ao final de Harry Potter, ele pouco apresentou um crescimento de personagem até algo ameaçar a própria vida.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar