Quem é Namor no MCU

Quem é Namor, o vilão de Pantera Negra: Wakanda para Sempre?

Tanto para quem já assistiu ao novo filmaço da Marvel quanto para aqueles que apenas viram o trailer, certamente pode ficar a dúvida de quem é Namor (Tenoch Huerta). O personagem que não apareceu no primeiro filme da franquia agora é o grande inimigo do reino de Wakanda. Afinal, da onde saiu essa criatura? Pois saiba que ele já foi relatado nos quadrinhos, e a seguir explicaremos tudo sobre ele.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Quem é Namor?

Essa é a primeira vez que o anti-herói Namor aparece no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Entretando, ele é um velho conhecido dos quadrinhos. A história de Namor é antiga e complicada, e é um grande triunfo ver o sub-marino finalmente nas telonas dos cinemas.

O Príncipe de Atlântida foi criado em 1939 por Bill Everette, aparecendo na primeira edição de uma série publicada pela Timely Comics, chamavada Marvel Comics. A série contou com outros heróis de quadrinhos, como o Tocha Humana e o Visão. A Timely também publicou o Capitão América, colocando Namor diretamente no auge da Era de Ouro dos quadrinhos.

A princípio, a principal motivação de Namor era causar estragos no mundo, embora não sem alguma causa justificável. Namor atacava humanos para se vingar do passado. Ele era tão popular nesta época que ele quase protagonizou seu próprio programa de TV, na década de 1950. Mas isso acabou nunca acontecendo de fato.

Spoiler: Linda revelação nos pós-créditos de Pantera Negra 2.

Ele é muito forte

Namor é descrito como um “ultra-homem das profundezas” que pode nadar e voar, e tem a força de mil homens da superfície. Ele reside na cidade de Atlântida, ao lado da civilização anfíbia do “homo mermanus”.

Ele consegue sobreviver às pressões do mar profundo, nadar a velocidades sobre-humanas, e pode até se curar na água. Namor comanda a vida marinha e, em alguns casos, consegue manipular água com sua mente.

Ele retém todos os seus poderes em terra, no entanto sua força diminui quanto mais tempo ele fica longe da água. A maioria de suas habilidades provém de sua linhagem como um híbrido humano-atlante. Contudo, sua capacidade de voar se dá pelo seu status de “o primeiro mutante da Marvel”, representada por pequenas asas em seus tornozelos.

Embora existam mutantes que antecedem Namor, ele é o primeiro personagem publicado no mundo real a receber o status de mutante. Namor frequentemente empunha o Tridente de Netuno, e com Thor: Amor e Trovão canonizando o panteão olímpico, talvez a arma de Namor no MCU possa remontar a Poseidon como sua contraparte dos quadrinhos.

Namor é Herói ou vilão?

No entanto, dado que a equipe dos Panteras Negras tomou grandes liberdades com as origens de Namor, é improvável que o filme se ligue à mitologia grega – a arma que Namor empunha em trailers também é claramente uma lança, não um tridente.

Em 1962, Namor sobreviveu à Era de Prata, aparecendo no Quarteto Fantástico #4, e encontrando seu reino de Atlântida destruído por testes nucleares. Por isso, ele trava uma guerra contra o mundo da superfície mais uma vez. Namor às vezes se une à vilões como Magneto e Doutor Destino, entrando frequentemente em conflito violento com o Quarteto Fantástico, Pantera Negra e os X-Men.

Apesar de se aliar aos vilões, o desprezo de Namor pelo mundo da superfície não substitui seu senso de nobreza, e com frequência ele também se alia à heróis, mesmo servindo como um membro regular dos Defensores ao lado de Doutor Estranho, o Hulk e o Surfista Prateado.

Nas histórias mais modernas, Namor tem se destacado em histórias mutantes, tornando-se um dos Fênix Cinco em Vingadores vs. X-Men. Acima de tudo, Namor é isolacionista, escolhendo cuidadosamente suas batalhas e como vai defender ferozmente seu território em vez de abraçar o mundo exterior – tornando-o o desafio perfeito para Wakanda após a decisão de T’Challa (Chadwick Boseman) de abrir as fronteiras da nação e sair das sombras.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites. Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

Apaixonada por séries e filmes de ficção científica, suspense psicológico, dramas e comédias.
As séries favoritas são Sense8, Black Mirror, Orphan Black e The 100. E para além das ficções, gosto também de Orange Is The New Black, How I Met You Mother, Grey's Anatomy, Breaking Bad, Anne with an E, entre outras.
Já no que se trata de filmes, os melhores em sua opinião são Interestellar, Efeito Borboleta, Matrix, A Ilha do Medo, Projeto Almanaque, Onde Está Segunda, Eu Sou a Lenda, etc.