365 DNI 2

Por que 365 dias é sucesso na Netflix, mas tem 0% no Rotten Tomatoes?

O thriller erótico da Netflix 365 Days e sua sequência, 365 Days: This Day, são populares no serviço de streaming. Entretanto, o filme original ter uma nota de 0% no site de críticas Rotten Tomatoes. Durante anos, franquias de romance populares têm lutado com os críticos, mas provou grandes sucessos com o público.

Por exemplo, as adaptações cinematográficas de Twilight foram ridicularizadas como bregas e inventadas pelos críticos, mas trouxeram centenas de milhões de dólares nas bilheterias. À primeira vista, o fracasso crítico e o sucesso surpresa do streaming da franquia 365 Days parecem uma situação semelhante.

Um prazer culpado exagerado, os filmes de 365 Dias são frequentemente — e não injustificadamente — comparados com a série 50 Tons de Cinza, que foi originalmente uma obra de twilight fan-fiction.

VEJA TAMBÉM: Laura estará viva em 365 DNI 2 da Netflix?

No entanto, os críticos descobriram que os filmes de 365 Dias são muito mais censuráveis do que a maioria dos romances patetas, mas inofensivos. A adaptação de romance erótico 365 Days de 2020 conta a história de Laura, que é mantida em cativeiro pelo mafioso Don Massimo pelo período de tempo titular enquanto ele tenta fazê-la se apaixonar por ele.

A sequência 365 Days: This Day, é mais complicada, com gêmeos idênticos secretos, tiroteios, dons secretos da máfia rival, outro interesse amoroso, e muito mais convenções do gênero de suspense romântico maior do que a vida.

Porém, a tolice inerente que vem com esse território de gênero não é o que a maioria dos críticos se opõe sobre os filmes de 365 Dias. Em vez disso, é a questão de saber se a franquia glamouriza a dinâmica de relacionamento abusivo em seu retrato do romance de Laura e Massimo.

VEJA TAMBÉM: Por que America Chavez não tem variantes no multiverso?

Por Que 365 Dias Foi Controverso

365 Dias se mostraram controversos após o lançamento devido às inúmeras cenas em que Massimo, apesar de afirmar que não tocaria laura sem o consentimento dela, apalpa-a, manuseia-a, coagi-la a situações desconfortáveis, ignora seu desconforto e, na cena mais infame do filme, força-a a vê-lo receber sexo oral de outra pessoa.

Como o resumo acima implica, a relação de Laura e Massimo nos filmes 365 Dias claramente não é saudável. Além disso, o fato de 365 Dias retratar a situação de Laura como uma situação glamourosa, sexy e não assustadora, desconcertante ou perigosa levou os críticos a se preocuparem que a franquia promovesse um comportamento tão abusivo.

Por que o filme tem avaliação 0 no Rotten Tomatoes

Embora não seja novidade para um filme de romance popular não impressionar os críticos, as críticas recebidas por ambos os filmes de 365 Dias são particularmente risíveis. Enquanto a franquia ganha muitas críticas por suas falhas técnicas – má atuação, uma trilha sonora brega, câmera lenta gratuita, um enredo absurdo e escrita sem humor — as críticas apresentadas no Rotten Tomatoes estão mais preocupadas com a questão de como a relação retratada em 365 Dias e sua sequência poderiam influenciar os espectadores impressionáveis.

Alguns críticos, como Taylor Andrews, da Cosmopolitan, veem isso como o maior problema da série, enquanto outros como Jessica Kiang, da Variety, argumentam que mesmo os espectadores que não são propensos a replicar esses comportamentos ainda achariam o filme vergonhosamente ruim.

Cosmopolitan:

“Para um filme que tem vários espectadores jovens, é extremamente prejudicial mostrar cenas de sexo BDSM sem destacar as devidas precauções para garantir um ambiente seguro, saudável e consensual no quarto. A primeira cena de BDSM de Massimo com Laura estava enraizada no medo e na manipulação e sob os pretextos de que ela queria vê-lo com outra mulher enquanto estava amarrada. Mostrar essas cenas é extremamente problemático e, para ser bem franco, nojento.”

Variety:

“… a política sexual mais do que o cabelo, os dois sabores da misoginia (internalizada e exercido) e a sugestão extremamente feia — exemplificada por uma comissária de bordo sorrindo através de rímel streaky como se o sexo oral áspero que ela relutantemente realizava em Massimo fosse de alguma forma prazeroso para ela – que o consentimento pode ser obtido retroativamente. Essa, é claro, é a premissa de “365 Dias” e também uma das mais antigas, falsest e mais enfurecidas canards de apologismo de estupro: Que não pode ser estupro se parece, depois do fato, como se ela “tivesse gostado” dele. Junte isso à atitude tacitamente admiradora em relação ao status da máfia ‘macho alfa’ de Massimo e você só tem que esperar que a total absurdo de 365 Dias seja baluarte o suficiente contra suas suposições arcaicas e enjoadas que sempre mesmo levemente escovando contra o mundo real.”

Filmes de 365 Dias bombam na Netflix

Apesar dessas críticas lamentáveis, 365 Days: This Day e seu antecessor de franquia ganharam enorme audiência na Netflix, com a sequência recentemente alcançando o número um nas paradas do serviço de streaming.

Enquanto o filme original 365 Days subiu para o segundo lugar em junho de 2020 depois de ser lançado cinco meses antes, a sequência, 365 Days: This Day, ganhou quase 78 milhões de horas de streaming em sua primeira semana apenas na Netflix. Esse é um desempenho impressionante para o serviço, e não é impossível discernir como ele surgiu.

Por que os filmes como 365 são tão populares?

Apesar dos dois filmes de 365 Dias serem moralmente questionáveis, Kiang essencialmente encapsulou a razão por trás do incrível desempenho de streaming da franquia em sua revisão do filme original. A série é tão absurda que 365 Dias e sua sequência funcionam como filmes de prazer culpados risíveis para muitos espectadores, pelo menos de acordo com as reações aos dois primeiros episódios encontrados nas redes sociais.

Enquanto isso, os fãs que procuram por 365 Dias: Os belos locais de filmagem deste dia e a tentativa de encontrar as praias deslumbrantes em destaque na sequência são improváveis de dizer que eles querem ser varridos em um melodrama cheio de balas como o da relação de Laura e Massimo em suas vidas reais. No entanto, mesmo como uma fantasia boba e pateta, os filmes de 365 Dias ainda levantam a complicada questão ética de quando a representação se torna endosso.

Embora os cineastas retratam relacionamentos abusivos há décadas, nem todas as representações de uma dinâmica insalubre ou perigosa vêm com uma crítica incorporada. Os filmes de 365 Dias não tentam, em nenhum momento, justificar a dinâmica tóxica de Massimo e Laura. A série descaradamente retrata um relacionamento abusivo como sexy e divertido e glamouriza a maneira terrível que Massimo trata Laura.

VEJA TAMBÉM: Supermães: 6ª temporada estreia na Netflix

No entanto, assim como muitos filmes de ação acríticamente glamourizam comportamentos extremamente violentos, como o artigo de Kiang observa, seria difícil confundir o mundo da controversa franquia 365 Days para a realidade. Dito isto, este esclarecimento não necessariamente fornece aos cineastas carta branca para retratar qualquer conteúdo censurável como glamuroso e sexy.

Em última análise, cabe aos espectadores individuais decidir se veem o conteúdo de ambos os filmes de 365 Dias como uma fantasia inofensiva, exagerada, uma glamourização da dinâmica tóxica que perpetua papéis problemáticos de gênero, ou ambos ao mesmo tempo.

Para muitos críticos, este último parece superar o primeiro, mas para muitos espectadores da Netflix, a atuação ruim e o roteiro rispidamente bobo não são mais desanimadores do que o conteúdo controverso e sua glamourização da dinâmica de relacionamento tóxico.

Enfim, curtiu a matéria

Então, acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.