Oscar 2024 pode ter quebra de recordes; entenda

No Oscar, filmes aclamados podem acumular prêmios, enquanto outros, correm o risco de amargar a ausência de reconhecimento.

A 96ª cerimônia do Oscar, marcada para o dia 10 de março, promete ser um divisor de águas na história da premiação. Diversos recordes podem ser quebrados, enquanto outras marcas, talvez menos felizes, também podem ser deixadas para trás.

A juventude de Billie Eilish (22) e Finneas (26) pode render a eles uma marca inédita: caso vençam na categoria de Melhor Canção Original, serão os artistas mais jovens a conquistarem dois Oscars antes dos 30 anos.

Lily Gladstone fez história ao se tornar a primeira atriz indígena norte-americana indicada ao Oscar, por seu papel em “Assassinos da Lua das Flores“. Sua vitória representaria um reconhecimento importante para a até então esquecida representação indígena no cinema

Disputas de gigantes e possíveis frustrações no Oscar 2024

O épico “Oppenheimer” aparece como um dos favoritos para quebrar recordes, podendo garantir de seis a dez prêmios. Uma vitória com tantas estatuetas marcaria a maior quantidade desde a expansão da categoria de Melhor Filme, em 2009.

Por outro lado, Diane Warren enfrenta seu 15ª indicação sem nenhuma vitória, um recorde triste que pode se igualar aos de Alex North e Thomas Newman. Já “Assassinos da Lua das Flores” e “Pobres Criaturas” arriscam repetir o feito de “A Cor Púrpura” e “Ponto de Mutação“, saindo da cerimônia com diversas indicações, mas sem nenhum prêmio.

Dados Relevantes

  • Caso “Oppenheimer” conquiste oito ou mais prêmios, será a maior quantidade desde a expansão da categoria de Melhor Filme em 2009.
  • Uma vitória quase perfeita com 10 estatuetas igualaria o longa ao recorde de “West Side Story“.
  • Cillian Murphy e Robery Downey Jr. podem ser a primeira dupla de atores de um mesmo Melhor Filme a vencer desde “Ben-Hur”, em 1959.
  • Cord Jefferson pode ser o segundo roteirista negro solo a levar o Oscar de Roteiro Adaptado.
  • O Reino Unido pode garantir seu primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional com “Zona de Interesse“.

Essa edição do Oscar mostra-se uma cerimônia de contrastes. Filmes aclamados podem acumular prêmios, enquanto outros, igualmente celebrados, correm o risco de amargar a ausência de reconhecimento. Além disso, conquistas históricas com potencial de influenciar a indústria cinematográfica estão em jogo, refletindo possíveis mudanças no panorama futuro do cinema.

Fique atento para as surpresas que a 96ª edição do Oscar reserva!

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar