freddy krueger

Os 10 personagens mais icônicos dos filmes de terror já lançados

O mês de outubro, marcado pelo Halloween, é o momento ideal para celebrar os grandes personagens que povoam o universo do cinema de terror. São figuras, entre vilões e heróis, que ao longo dos anos conquistaram um espaço especial nos corações dos fãs do gênero, continuando a nos cativar a cada nova aparição. Abaixo, apresentamos 10 desses personagens, cada um com sua própria marca registrada.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

1. Ghostface, de Pânico

ghostface
Imagem: Paramount | Edição: Minha Série Favorita

Ghostface é uma identidade fictícia usada por vários personagens ao longo da série de filmes “Pânico”. Ele é conhecido por ser praticamente mudo, com sua voz sendo fornecida por Roger L. Jackson, independentemente de quem está por trás da máscara.

O personagem Ghostface fez sua primeira aparição em “Scream” (1996), sendo inicialmente usado pelos personagens Billy Loomis (Skeet Ulrich) e Stu Macher (Matthew Lillard) durante uma série de assassinatos em Woodsboro. A máscara de Ghostface é baseada na famosa pintura “O Grito” de Edvard Munch e foi criada como um traje de Halloween antes de ser descoberta para o filme.

2. Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo

freddy
Imagem: New Line Cinema | Edição: Minha Série Favorita
freddy
Imagem: New Line Cinema | Edição: Minha Série Favorita

Impossível falar de personagens de terror sem mencionar Freddie Krueger, o monstro que aterroriza os sonhos na franquia “A Hora do Pesadelo”, criada por Wes Craven. Após ser queimado vivo, Freddie “ressurge” em um plano sobrenatural e passa a buscar novas vítimas.

Surpreendentemente, esse assassino cruel tornou-se um ícone querido pelos fãs. Contribui para isso a caracterização marcante: sempre usando o mesmo chapéu, um suéter listrado e sua icônica luva com lâminas. A interpretação de Robert Englund também foi fundamental para tornar o personagem memorável e, em alguns momentos, até divertido.

3. Jason Voorhees, de Sexta-Feira 13

jason
Imagem: Paramount Pictures | Edição: Minha Série Favorita
jason
Imagem: Paramount Pictures | Edição: Minha Série Favorita

Jason Voorhees é um dos personagens mais icônicos e aterrorizantes do cinema de terror. Conhecido por usar uma máscara de hóquei e brandir um facão, ele se tornou sinônimo de suspense e sustos para os amantes do gênero. Sua primeira aparição ocorreu em “Sexta-Feira 13” (1980), filme dirigido por Sean S. Cunningham.

4. Chucky, de Boneco Assassino

chuky
Imagem: Syfy | Edição: Minha Série Favorita
chuky
Imagem: Syfy | Edição: Minha Série Favorita

O pequeno boneco Chucky surgiu nas telas em “Brinquedo Assassino” (1988) e desde então se tornou um ícone incontestável do terror. Sua presença trouxe uma nova dinâmica ao gênero, ao apresentar um monstro com uma aparência infantil e supostamente inofensiva.

O sucesso foi tamanho que Chucky protagonizou uma série de filmes e até mesmo encontrou uma noiva sinistra. Recentemente, ganhou uma série própria, que tem recebido elogios da crítica. Esse boneco macabro se transformou em um dos símbolos de uma das franquias de terror mais duradouras de todos os tempos, conquistando fãs ao redor do mundo.

5. Michael Myers, de Halloween

michael
Imagem: Universal Pictures | Edição: Minha Série Favorita
michael
Imagem: Universal Pictures | Edição: Minha Série Favorita

Michael Myers é um dos vilões mais antigos e emblemáticos do cinema de terror, servindo de referência para muitos que vieram depois dele. Sua estreia ocorreu em “Halloween: A Noite do Terror” (1978), e o impacto foi tão forte que a franquia se expandiu consideravelmente.

O personagem nasceu como assassino em 1963, quando, durante a noite de Halloween, teve um surto e matou sua irmã mais velha. Após passar quinze anos em um reformatório, ele escapa e cruza o caminho da babá Laurie Strode, tornando-a sua presa favorita. Desde então, o monstro continua em busca de novas vítimas.

6. John Kramer, de Jogos Mortais

john kramer
Imagem: ParisFilmes | Edição: Minha Série Favorita
john kramer
Imagem: ParisFilmes | Edição: Minha Série Favorita

Jigsaw, também conhecido como John Kramer, da franquia de filmes “Jogos Mortais”, é um dos vilões mais icônicos da história do cinema de terror. John Kramer é um ex-engenheiro civil que, após passar por experiências traumáticas, desenvolve uma visão distorcida sobre a vida e a moralidade. Ele acredita que as pessoas não valorizam a vida o suficiente e, por isso, elabora jogos macabros nos quais as vítimas são testadas em situações extremas, com o objetivo de ensiná-las a apreciar a vida.

Ele usa o boneco Billy, que se assemelha a um kabuki, como uma espécie de mascote ou símbolo de suas elaboradas armadilhas. Além disso, ao longo da franquia, Jigsaw recruta diversos aprendizes para ajudá-lo em seus planos, incluindo personagens como Amanda Young, Mark Hoffman, Lawrence Gordon e Logan Nelson.

7. Pinhead, de Hellraiser

pinhead
Imagem: 20th Century Studios | Edição: Minha Série Favorita
pinhead
Imagem: 20th Century Studios | Edição: Minha Série Favorita

Pinhead é o líder dos Cenobitas, seres sobrenaturais que habitam uma dimensão infernal conhecida como Labirinto do Inferno. Os Cenobitas são conhecidos por explorar a linha tênue entre prazer e dor, e são invocados por meio de um artefato conhecido como Configuração do Lamento, um quebra-cabeça complexo. Ao ser resolvida, a Configuração do Lamento abre um portal para o Labirinto do Inferno, trazendo os Cenobitas para o mundo dos humanos.

Pinhead é reconhecido por seu visual distintivo, com vários pinos metálicos enfiados em sua cabeça e rosto, criando uma aparência única e assustadora. Ele é conhecido por sua voz calma e soturna, bem como por suas observações filosóficas sobre a natureza da dor e do prazer. Ao longo da franquia “Hellraiser”, Pinhead se tornou um ícone do gênero de terror, e os filmes exploram temas de sadomasoquismo, desejo e punição de uma maneira única e perturbadora.

8. Samara Morgan, de O Chamado

samara
Imagem: ParisFilmes | Edição: Minha Série Favorita
samara
Imagem: ParisFilmes | Edição: Minha Série Favorita

Samara Morgan é a principal antagonista na série de filmes “O Chamado”, que é uma adaptação ocidental da franquia japonesa “Ringu”. Ela é um personagem fictício que inicialmente era uma criança com uma habilidade psíquica chamada “nensha”, que lhe permitia criar imagens em sua mente e projetá-las em objetos ou na mente das pessoas ao seu redor.

Devido à sua incapacidade de controlar essa habilidade, Samara acabou afetando negativamente as pessoas ao seu redor, incluindo sua mãe adotiva, Anna. Esse trauma e as consequências de suas habilidades descontroladas levaram a eventos trágicos que eventualmente resultaram na criação do personagem assustador que vemos nos filmes.

9. Patrick Bateman, de Psicopata Americano

patrick
Imagem: Columbia Pictures | Edição: Minha Série Favorita
patrick
Imagem: Columbia Pictures | Edição: Minha Série Favorita

Patrick Bateman, vivido por Christian Bale, é o protagonista de “Psicopata Americano”, uma adaptação cinematográfica do livro de Bret Easton Ellis lançado em 1991. Aparentemente, Bateman é apenas mais um yuppie que vive em Manhattan e trabalha em Wall Street.

Obcecado por dinheiro, status e sua própria aparência, ele parece ser um típico executivo dos anos 1980 à primeira vista. No entanto, esconde um lado obscuro: nos momentos de lazer, transforma-se em um serial killer capaz de atrocidades inimagináveis com suas vítimas.

10. Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes

hannibal
Imagem: Orion Pictures | Edição: Minha Série Favorita
hannibal
Imagem: Orion Pictures | Edição: Minha Série Favorita

Quando o assunto é serial killers, poucos alcançaram a notoriedade e o temor inspirado pelo doutor Hannibal Lecter, o psiquiatra canibal de “O Silêncio dos Inocentes”. Originado nos romances de Thomas Harris, o personagem encontrou sua representação mais marcante nas telas através de Anthony Hopkins, que recebeu um Oscar por sua interpretação magistral.

Com elegância, inteligência e erudição, o doutor Lecter é ao mesmo tempo fascinante e aterrorizante. Na televisão, Mads Mikkelsen também deu vida a uma interpretação igualmente magnética do personagem na série “Hannibal”.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".