O que aconteceu com J. Robert Oppenheimer após a bomba atômica?

Depois de assistir ao filme “Oppenheimer” de Christopher Nolan, muitos espectadores podem se sentir curiosos sobre os marcos da vida de J. Robert Oppenheimer, particularmente os que vieram após o desenvolvimento da bomba atômica. Este artigo propõe fornecer um resumo dos principais eventos da vida de Oppenheimer depois deste feito histórico.

Oppenheimer no Instituto de Estudos Avançados

Após seu mandato no Projeto Manhattan em 1945, Oppenheimer aceitou uma oferta de Lewis Strauss em 1947 para se tornar o Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, Nova Jersey. Oppenheimer descreveu o instituto como uma “câmara de descompressão”, pois permitia que ele se distanciasse das tarefas diárias e se concentrasse nas coisas que realmente importavam.

Durante seu mandato como diretor no Instituto de Estudos Avançados de Princeton de 1947 a 1966, o renomado físico teórico Albert Einstein esteve entre os primeiros membros do corpo docente do instituto. Oppenheimer e Einstein tornaram-se amigos durante os anos que antecederam a morte de Einstein em 1955.

Oppenheimer se torna um consultor nuclear para a Comissão de Energia Atômica

A Comissão de Energia Atômica (AEC) foi criada em 1947 para supervisionar a pesquisa e desenvolvimento nuclear dos Estados Unidos. No mesmo ano, enquanto trabalhava no Instituto de Estudos Avançados, Oppenheimer assumiu o cargo de presidente do Comitê Consultivo Geral (GAC) da AEC.

Oppenheimer defendeu a ideia de que as autoridades civis deveriam administrar a energia atômica e os desenvolvimentos nucleares, em vez de o governo ter todo o controle sobre isso. Para promover o uso pacífico da tecnologia nuclear, ele também introduziu o programa Átomos para a Paz em 1953.

Oppenheimer e a bomba de hidrogênio

Quando a União Soviética realizou seu primeiro teste de bomba atômica em agosto de 1949, uma corrida acirrada para criar a bomba de hidrogênio mais poderosa se seguiu. Oppenheimer, que já tinha dedicado algum tempo à pesquisa teórica da H-bomb durante seu tempo no Projeto Manhattan, estava bem ciente de seus mecanismos internos e das possíveis consequências de seu desenvolvimento.

Infelizmente, a falta de apoio de Oppenheimer para a criação da Bomba de Hidrogênio não impediu o exército e o governo dos EUA. Eles conduziram seu primeiro teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio em novembro de 1952.

A influência de Oppenheimer no governo dos EUA

Ao longo dos anos 1940 e 50, J. Robert Oppenheimer ocupou várias posições e funções governamentais, expandindo sua influência e capacidade de controlar políticas e planos estratégicos relacionados à tecnologia nuclear.

Nos anos 1950, Oppenheimer se tornou um dos principais cientistas envolvidos em vários projetos de defesa aérea, como o Projeto Charles, Projeto East River e Projeto Lincoln.

Depois de reunir evidências de que Oppenheimer tinha laços comunistas através do FBI, Lewis Strauss suspendeu sua autorização de segurança. Isso levou a uma audiência controversa entre abril e maio de 1954, durante a qual sua lealdade e confiabilidade foram colocadas à prova.

O diagnóstico de câncer e a morte de Oppenheimer

1965 foi o ano em que J. Robert Oppenheimer foi diagnosticado com câncer de garganta. Ele passou por radioterapia e quimioterapia para o câncer em 1966, mas infelizmente, o tratamento não conseguiu controlar sua doença. No dia 15 de fevereiro de 1967, J. Robert Oppenheimer entrou em coma. Três dias depois, ele faleceu em sua casa em Princeton aos 62 anos.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar