O Preço da Verdade: História Real Por Trás do Filme

O filme O Preço da Verdade é um drama emocionante. A trama mergulha na batalha legal entre um gigante corporativo e um advogado solitário lutando por justiça. O filme se baseia em eventos reais que ocorreram em Parkersburg, Virgínia Ocidental. Lá, a DuPont recebe a acusação de contaminar o abastecimento de água local.

O Preço da Verdade: História real que inspirou o filme

O material de origem para o roteiro do filme foi o artigo de Nathaniel Rich no New York Times “The Lawyer Who Became DuPont’s Worst Nightmare”. Em 2017, a DuPont e sua empresa spin-off Chemours concordaram em pagar US$ 671 milhões para encerrar um processo com 3.550 pessoas que foram afetadas pela contaminação.

O processo acusava a DuPont de contaminar a água de abastecimento com ácido perfluorooctanóico (PFOA ou C-8), um produto químico tóxico usado para fazer teflon. DuPont e Chemours negaram qualquer irregularidade, com a DuPont afirmando que parou de usar o C-8 em operações há mais de uma década.

A empresa também defendeu seu histórico de segurança e meio ambiente, alegando estar liderando a indústria no apoio à legislação federal e aos esforços regulatórios baseados na ciência para lidar com esses produtos químicos.

Fidelidade à Realidade

Embora a DuPont tenha contestado alguns elementos de O Preço da Verdade, o filme parece ser uma releitura fiel da batalha legal. O filme inclui alguns momentos estranhos, como o suposto experimento humano da DuPont de oferecer cigarros de teflon a sua equipe na década de 1960, e o fazendeiro Wilbur Tennant apontando sua arma para um helicóptero da DuPont.

No entanto, esses momentos se baseiam em fatos reais. Alguns dos personagens do filme, como o executivo da DuPont Phil Donnelly, não são pessoas reais. Porém, provavelmente são compostos de várias figuras. Além disso, alguns momentos do filme foram fabricados para efeito dramático.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar