O LOBO DE WALL STREET

O filme O Lobo de Wall Street é baseado em fatos reais?

Lançado em 2013 e estrelado por Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street é baseado em fatos reais? Entenda.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Muito palavrão, nudez e abuso de drogas, são alguns dos elementos que, com toda a certeza, são lembrados quando falamos do O Lobo de Wall Street. Lançado em 2013, o filme de Martin Scorsese é estrelado por Leonardo DiCaprio. Devido os excessos, o filme recebeu classificação para maiores de 18 anos e acusado nos EUA de glamourizar a vida de criminosos. Então, será que o filme O Lobo de Wall Street é baseado em fatos reais?

A resposta é sim! Contudo alguns detalhes apresentados na ficção aconteceram de maneira diferente. O Lobo de Wall Street é baseado nas memórias homônimas do corretor da bolsa de valores Jordan Belfort. O filme modificou alguns detalhes como o verdadeiro nome de algumas pessoas, bem como a presença de animais exóticos na sala de jogos. No entanto, na vida real Donnie (Jonah Hill) realmente engoliu o peixinho dourado de um corretor.

Quem é Jordan Belfort?

Jordan Belfort foi um corretor da bolsa de valores acusado pelo crime de colarinho branco. Ao contrário do que mostrou O Lobo de Wall Street, seu primeiro emprego foi como vendedor de porta em porta de carne e frutos do mar em Long Island. Mas o negócio faliu e aos 25 anos partiu em busca de um novo emprego. Então, com a ajuda de um amigo conseguiu uma vaga como estagiário na empresa LF Rothschild. Contudo, acabou sendo despedido quando o mercado de ações quebrou em 1987.

Com a experiência adquirida no mercado de ações resolveu fundar a Stratton Oakmont. Sua vida mudou logo após descobrir que poderia receber uma comissão de 50% por cada ação que vendesse. As altas movimentações de dinheiro, chamou a atenção da National Association of Securities Dealers (NASD). Atualmente Financial Industry Regulatory Authority.

Assim sendo, em 1999, Belfort confessou ser culpado por fraude e crimes relacionados à manipulação do mercado de ações. Além disso, era responsável pela administração de uma sala de apostas. Com o intuito de garantir uma sentença menor, firmou um acordo com o FBI e passou a usar uma escuta para incriminar seus amigos. Estima-se que tenha roubado mais de US $200 milhões com seu esquema de ações fraudulento.

Assim como no filme, Belfort recebeu uma sentença de quatro anos e tinha todas as regalias possíveis. Foi durante esse período que acabou escrevendo seu livro de memórias. Além de Leonardo DiCaprio o elenco conta com outros grandes nomes como Margot Robbie, Donnie Azoff e Kyle Chandler. O longa recebeu cinco indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. DiCaprio levou o globo de ouro de 2014 de melhor ator de comédia. O Lobo de Wall Street está disponível no HBO Max.

Assista o trailer de O Lobo de Wall Street:

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.