O Grande Truque: Final Explicado do clássico de Christopher Nolan

Muitos anos antes de Oppenheimer, Christopher Nolan brilhou nos cinemas com O Grande Truque. Em suma, o longa-metragem apresenta a história de dois amigos ilusionistas durante o século 19. Em Londres, ambos constroem uma rivalidade que só termina após um acontecimento trágico.

No século 19, em Londres, dois amigos ilusionistas e mágicos, Alfred Borden e Rupert Angier, acabam construindo uma rivalidade, uma batalha por supremacia, que se estende ao longo dos anos e que se transforma em obsessão, cujos resultados serão inevitavelmente trágicos.“, revela a sinopse oficial.

Como um dos primeiros projetos de Nolan, portanto, O Grande Truque estreou em 2006. O filme acumulou indicações ao Oscar e conquistou bons índices de bilheteria. No Rotten Tomatoes, a produção conta com 77% de aprovação entre os críticos.

Abaixo, assista ao trailer do filme.

Final explicado de O Grande Truque

Em suma, o final de O Grande Truque surge de forma chocante. A cena final mostra como os dois homens conseguiram seu próprio prestígio. O filme revela a verdade quando o gêmeo sobrevivente Borden atira em Angier. Este, inclusive, imediatamente percebe que Borden é, na verdade, duas pessoas, os gêmeos Alfred e Fallon Borden (que vivem como Alfred).

É assim que Borden executa o truque do Homem Transportado. No entanto, em seus últimos suspiros, Angier revela seu próprio segredo, e é muito mais sombrio. Angier aperfeiçoou o truque com a ajuda de Nikola Tesla, algo que se assemelha ao teletransporte.

Na verdade, O Grande Truque explica que Angier não é teletransportado, mas sim duplicado. Ele cai abaixo do palco em um tanque de água onde se afoga. Assim, o novo e duplicado Angier se manifesta em algum lugar fora do palco, revelando-se ao público para criar a ilusão de que ele foi teletransportado.

Angier morre?

No entanto, a grande questão é que a versão original de Angier morre e a duplicata assume sua vida até a próxima vez que o truque for executado (quando a duplicata morre e, por sua vez, é substituída). Angier queria tão desesperadamente ser o melhor e deslumbrar o público que se sacrificou para isso.

Por causa do ciclo horrível estabelecido por seu truque, em suma, o filme revela que não é o Angier original que está na frente de Borden. O verdadeiro Angier, aquele que os gêmeos Borden conheceram, morreu na primeira vez que fez o truque.

Os momentos finais do O Grande Truque voltam à cena de abertura, na qual Cutter explica um truque de mágica para uma menina. Só agora o público percebe que é a filha de Borden, Jess, que Cutter concordou em vigiá-la com segurança porque ficou enojado com a perigosa obsessão de Angier.

O reencontro de Borden com sua filha acontece de forma intercalada com a descoberta dos clones mortos de Angier e seu horror com o que vê. Seu amor pela magia se baseia no próprio trabalho, não apenas na glória como foi para Angier e, portanto, ir embora com sua filha significa que ele deixa a magia para trás.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar