Por que O Gato de Botas 2 levou 12 anos para acontecer?

Animação conquistou uma indicação ao Oscar

Quando enfim estreou, ‘O Gato de Botas 2’ causou muita surpresa entre o público. Além da ótima bilheteria, a recepção do filme também rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Animação. Contudo, algo ainda chamou cada vez mais a atenção do público: por que a DreamWorks levou doze anos para entregar a sequência de ‘O Gato de Botas’?

A história do Gato de Botas começou em Shrek 2. Na época, o felino apareceu para tentar capturar o ogro. Na medida em que tentou colocar o trabalho em prática, os dois construíram uma bela amizade entre todos.

Além disso, o personagem também conquistou uma boa popularidade entre o público. Algo que rendeu a ele um filme próprio que chegou aos cinemas em 2011 como o primeiro spin-off de Shrek. Foi preciso de pouco tempo para ‘O Gato de Botas’ virar um sucesso, conquistando ainda mais adoradores pelo mundo.

Então, a DreamWorks não perdeu tempo e, em 2014, anunciou a produção de ‘O Gato de Botas 2’. Contudo, o filme chegou aos cinemas apenas em 2023, doze anos após a estreia do primeiro filme e nove anos após o anúncio oficial. O que causou tanta demora? A pandemia por Covid-19 e problemas com o estúdio ajudam a explicar os motivos de tanta espera.

O Gato de Botas 2
O Gato de Botas 2 precisou de 12 anos para chegar aos cinemas (Imagem: Reprodução / DreamWorks).

Por que ‘O Gato de Botas 2’ levou doze anos para acontecer?

De acordo com informações do Screen Rant, a DreamWorks levou apenas um ano após a estreia do primeiro filme para começar a produção de ‘O Gato de Botas 2’. Inclusive, Guilherme del Toro garantiu que algumas versões do roteiro já estavam prontas. O cineasta trabalhava como produtor executivo do filme na época.

Contudo, ‘O Gato de Botas 2’ ficou anos em inferno de desenvolvimento. Em suma, a expressão vale para projetos que ficam presos em estágios iniciais de desenvolvimento por conta de uma série de motivos. Além disso, os processos de reestruturação da DreamWorks também atrasam ainda mais a produção do filme.

Para quem não lembra, o estúdio passou por graves problemas financeiras durante o ano de 2015. Algo que causou até mesmo a venda da sua sede em Glendale, Califórnia. A normalidade só voltou em 2018, período no qual Christopher Meledandri e Bob Persichetti retomaram a produção de ‘O Gato de Botas 2’.

Só que outro problema iria surgir anos mais tarde. Em 2020, o desenvolvimento da animação precisou ser interrompido mais uma vez por conta da pandemia por Covid-19, que afetou a quase todos os projetos de Hollywood. Isso resultou em mais uma troca na direção, com Persichetti dando lugar a Joel Crawford em 2021.

Apesar de tudo, O Gato de Botas 2 conseguiu superar todos os problemas de desenvolvimento e surgiu com força em 2023. Com boa bilheteria, o filme trouxe a franquia Shrek de volta com uma indicação ao Oscar de Melhor animação.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar