o-som-do-silencio-oscars

O Filme O Som do Silêncio tem quantos Oscars?

O mundo do cinema, constantemente, presenteia os espectadores com obras que transcendem o entretenimento e tocam a alma, explorando a humanidade e as nuances da experiência humana. “The Sound of Metal” é um desses presentes. Com um enredo poderoso e atuações impressionantes, o filme não só emocionou o público, mas também chamou a atenção dos críticos e da Academia.

Enredo e Trailer de O Som do Silêncio

Dirigido por Darius Marder, “O Som do Silêncio” segue a trajetória de Ruben (Riz Ahmed), um baterista de uma banda de metal que começa a perder sua audição rapidamente. O enredo mergulha na jornada de Ruben enquanto ele lida com a surdez, as mudanças em sua carreira e identidade, e sua entrada em uma comunidade de surdos. Além de ser uma exploração sobre a perda e aceitação, o filme também lança luz sobre a cultura surda. Em suma, essa é muitas vezes é negligenciada ou mal compreendida pelo cinema.

Repercusão e Reconhecimento no Oscar

Riz Ahmed recebeu muitos elogios por sua interpretação visceral e crua. Em suma, ele capturou a vulnerabilidade, a negação e, eventualmente, a aceitação de Ruben. O desempenho de Ahmed foi tão marcante que rendeu a ele uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Ao todo, o filme recebeu 6 indicações ao Oscar:

  • Melhor Ator (Riz Ahmed)
  • Melhor Ator Cadjuvante (Paul Raci)
  • Melhor Edição/Montagem
  • Melhor Filme
  • Melhor Roteiro Original
  • Melhor Som

Ademais, das seis indicações, conquistou duas estatuetas: Melhor Edição e Melhor Som. Ambos os prêmios sublinham a imersão impressionante e a atenção meticulosa aos detalhes que o filme apresenta, especialmente ao retratar a experiência auditiva de Ruben.

Por fim, além do Oscar, o filme também foi aclamado e premiado em outros eventos e festivais de cinema. E assim, solidificou seu lugar como uma das produções mais notáveis de 2020.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".