o-exorcista

O Exorcista é baseado em fatos reais?

O Exorcista é um dos maiores clássicos dos filmes de terror. Mas afinal, ele é baseado em fatos reais? Saiba mais;

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O Exorcista é um dos maiores clássicos entre os filmes de terror. Apesar de ser de 1973, ele continua sendo comentado e visto nos dias atuais, por isso as pessoas se perguntam: O Exorcista é baseado em fatos reais? Em suma, o longa acompanha a trajetória de uma mãe solo e uma filha de 12 anos, que é possuída por um demônio e precisa da ajuda da igreja para salvá-la.

Entretanto o longa é uma adaptação do livro homônimo do autor William Batty. Só que o que muitos não sabem que o que inspirou o escritor foram fatos reais. Portanto, ele criou a história após ler sobre um caso que aconteceu nos anos 40 com um menino de 14 anos.

Mas afinal, O Exorcista se baseia em fatos reais?

A verdade é que sim, O Exorcista se baseia em fatos reais, pois uma história real inspirou a obra. Em março de 1949 uma notícia estava circulando nos jornais da época. Visto que, Roland Doe (Robbie), nome que usavam para o menino preservar sua identidade, havia sido possuído por uma força oculta. Criado dentro da igreja luterana alemã, padres foram chamados para fazer um exorcismo.

Em suma, o garoto nunca tinha tido contato com o oculto em sua vida, até que pediu uma tábua ouija de aniversário, usada para se comunicar com espíritos. Então uma tia o presenteou, após sua morte, ele tentou se comunicar com ela, o que deu início a uma série de fenômenos estranhos na casa.

Depois de procurar um padre local, o exorcismo foi interrompido quando ele arrancou uma mola de sua cama e arremessou no religioso. Dias depois, marcas vermelhas apareceram no corpo de Robbie, formando a palavra Louis. Depois da mensagem, a família procurou por dois padres da Universidade de St. Louis, que concluíram um exorcismo no menino.

O que aconteceu com a vítima?

Embora nunca tenha sido confirmado, pesquisadores apontam que Robbie na verdade é Ronald Hunkeler, um engenheiro da NASA que ajudou na viagem à Lua em 1969. Ele viveu uma vida normal e morreu vítima de derrame aos 85 anos de idade em 2020.

Sua identidade virou discussão depois de sua morte. Sua esposa falou sobre o fato, que ficou em sigilo para a maioria das pessoas, exceto alguns amigos íntimos, estudiosos do caso e os padres que o exorcizaram. Segundo ela, o marido não queria que seus colegas descobrissem por medo de sua reação. Além disso, ele não saía de casa no Halloween.

Sinopse de O Exorcista

Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Por fim, o filme de O Exorcista está disponível na HBO Max.

Confira outras matérias que possam interessar você:

Ingrid Souza

Ingrid Souza

Jornalista formada pela Ulbra Canoas (março/2022) sob o registro profissional 0020711/RS e pós-graduanda em Comunicação e Marketing (Lato-Sensu UniRitter), Ingrid também é produtora de conteúdo, social media e assessora de imprensa.

Fã da leitura e escrita, ela ama maratonar séries e filmes. Não vive sem um bom café, e gosta de mudar a cor do cabelo. Se considero uma pessoa nostálgica e adora plot twists bem desenvolvidos.