O enigmático fim de Ken Miles: A verdade por trás da morte do herói de Ford V Ferrari

Há muito mais na história real da misteriosa morte de Ken Miles do que vemos no filme. Abaixo, confira os detalhes.

Ken Miles, interpretado por Christian Bale, afirmou em “Go Like Hell: Ford, Ferrari and Their Battle for Speed and Glory at Le Mans”, livro que conta a mesma história do indicado ao Oscar “Ford Vs Ferrari”, que preferia morrer em um carro de corrida do que ser devorado pelo câncer.

No desfecho do filme, é exatamente assim que Ken Miles acaba, no banco do motorista no céu. Ele morre em um trágico acidente no final do filme, depois de ter sido enganado de uma vitória em primeiro lugar em Le Mans devido a um plano de relações públicas fracassado. No entanto, há muito mais na história real da misteriosa morte de Miles do que vemos no filme.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

História contada no filme

A história contada em “Ford Vs Ferrari” se tornou um dos grandes momentos automobilísticos modernos devido ao seu contexto de egos corporativos e vingança. Com uma indicação ao Oscar de Melhor Filme, o longa inspirou um novo interesse por essa história.

Trata-se de uma narrativa de corrida espacial, com ambição semelhante à conquista da lua que envolvia a América nos anos 1960, mas com carros. A Ford pretendia construir um carro para vencer a Ferrari na corrida mais importante do mundo, Le Mans, uma prova que a Ferrari havia vencido por cinco anos consecutivos.

No cerne do filme está a reinterpretação da história em torno da pessoa que realmente a tornou possível, mas foi deixada de lado pela história: Ken Miles. Muitos conhecem Carroll Shelby e o Mustang Shelby Cobra que hoje faz com que muitos fãs de Mustang o desejem. Também sabem quem é Bruce McLaren, uma vez que há uma empresa de carros com seu nome. Mas e Ken Miles?

Abordagem do filme

Após assistir ao filme, muitos podem ter ficado intrigados com a morte de Ken Miles, considerando-a estranha e quase inacreditável. No filme, seu filho, Peter, que idolatra o pai, está presente em 16 de agosto de 1966 no Riverside Raceway, junto com Carroll Shelby, para trabalhar no carro experimental Ford J, que estava sendo desenvolvido para tentar vencer Le Mans no ano seguinte. Era um dia perfeitamente claro e ensolarado, típico do sul da Califórnia.

Miles parecia mais feliz e saudável do que nunca quando entrou no banco do motorista. Alguns momentos depois, vemos o carro explodir ao longe. Já o vimos escapar da morte em um carro em chamas antes no filme, mas dessa vez não acontece o mesmo. É quase poeticamente conveniente, mas também desconcertantemente abrupto. O filme então avança alguns meses, mas nunca explica o que deu errado naquele dia.

O que aconteceu de verdade com Ken Miles?

Ken Miles na vida real.

No obituário de Miles, no Road and Track, de 1966, há essa frase sinistra: “Pode não importar agora, exceto para nossa própria satisfação, mas ninguém que conhecia a habilidade de Ken ao volante pode acreditar que o acidente tenha sido resultado de um erro dele”.

Diversas fontes mencionaram especulações sobre a causa do acidente, como uma possível falha mecânica. Houve até mesmo teorias conspiratórias afirmando que Miles teria sobrevivido e estaria vivo em Wisconsin. No entanto, a verdadeira causa do acidente que tirou a vida de Ken Miles nunca foi determinada. A Ford Motor Company teve sua imagem a zelar e, como resultado, todas as evidências provaram ser inconclusivas.

Embora a morte de Ken Miles no final de “Ford Vs Ferrari” pareça abrupta e quase forçada, é porque foi realmente assim. Provavelmente nunca saberemos a verdadeira razão por trás de seu acidente fatal. Mas, pelo menos, durante as duas horas e meia do filme de James Mangold, ele será lembrado. Brindemos aos underdogs, aos azarões.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar