O Coração do Oceano: A Verdade por Trás da Joia Icônica do Titanic

Provavelmente você já ouviu falar do “Heart of the Ocean” se se recorda do filme “Titanic”, de 1997. O deslumbrante colar com um diamante azul em forma de coração tornou-se um dos objetos mais icônicos do cinema, representando um amor inusitado e trágico que nasceu a bordo do famoso transatlântico.

Origem do Coração do Oceano

rose-colar
Imagem: 20th Century Studios | Edição: Minha Série Favorita

No enredo do filme, Rose, interpretada por Kate Winslet, é presenteada com o suntuoso colar “Coração do Oceano” por seu noivo. A joia, que é usada para acusar injustamente Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio, de roubo, é dita como uma parte da coroa de Luís XVI, que mais tarde seria transformada em um coração de diamante azul de 56 quilates.

Para as filmagens, a joia foi recriada usando zircão e ouro branco, custando aproximadamente 8000 euros. Entretanto, essa joia fictícia foi, de fato, baseada em uma joia real.

Inspiração do Coração do Oceano

Há quem diga que a joia fictícia foi baseada no Diamante Esperança de 45,52 quilates, um dos diamantes mais valiosos do mundo, avaliado em cerca de 350 milhões de dólares. Com uma história que por si só já renderia um filme, este diamante, conhecido também como Bleu de France, é supostamente amaldiçoado, pois teria sido roubado de uma estátua indiana da deusa Sita. Atualmente, a gema está exposta no Museu Smithsonian.

A verdadeira lenda do Coração do Oceano

Contrariando as teorias que ligam o Coração do Oceano ao Diamante Esperança, a verdadeira joia que inspirou o roteiro do filme era, na verdade, uma bela safira cercada por diamantes luxuosos. O colar original, chamado “O Amor do Mar”, foi dado como um presente de um amor ilícito que se tornaria oficial ao chegar à América.

A verdadeira história do colar “Amor do Mar” no Titanic

A joia elegante que inspirou o filme pertenceu de fato a Kate Florence Phillips. Ela tinha 19 anos e era amante de Henry Samuel Morley, seu chefe vinte anos mais velho. Henry deu a ela o colar como um sinal de seu amor e comprou passagens de segunda classe no Titanic, sob o pseudônimo de Sr. e Sra. Marshall, para que pudessem fugir para São Francisco.

A tragédia veio quando o navio afundou. Henry, que não sabia nadar, se afogou, enquanto Kate sobreviveu com seu colar em volta do pescoço. Uma história de partir o coração, e que se assemelha ao filme de Hollywood, mas com a diferença de que são fatos reais!

Fascínio pelo diamante azul

A cor única do diamante azul é inegavelmente irresistível. Tanto o Hope Diamond quanto o Coração do Oceano foram cercados por um halo de diamantes menores para realçar seu brilho. Em um colar delicado, a cor azul assume características magníficas, e embora peças como essas sejam inacessíveis para a maioria, existem alternativas mais acessíveis, mas igualmente fascinantes.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar