- Publicidade -

Nubank cita La Casa de Papel para explicar reserva de ouro do Brasil

Série inspirou a fintech para explicar onde o Brasil guarda seu ouro

0

Apesar de não escrevermos sobre crédito, afinal, esse é um blog de entretenimento, gostamos muito dos bancos digitais e fintechs. Então, aqui vamos falar sobre a mais famosa fintech de finanças do Brasil. Isso porque o Nubank usou a série La Casa de Papel como exemplo em seus stories, publicados em seu blog. A empresa aproveitou o sucesso da produção para explicar como funciona a reserva de ouro do Brasil.

- Publicidade -

O Nubank começa explicando que, em 2021, o Brasil chegou a ter 129,7 toneladas de ouro compondo as reservas internacionais. E, após assistir o fim da série La Casa de Papel, o Nubank lembrou que foi possível aprender sobre a reserva de ouro da Espanha. Além disso, a fintech lembrou que muitos brasileiros se perguntaram, após assistir a trama, aonde fica a reserva de ouro do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Nubank cita La Casa de Papel para explicar reserva de ouro do Brasil

Em 2002, um documento do Banco Central afirmava que uma parte das reservas internacionais do Brasil estava guardada nos cofres da entidade. O mais interessante é que essa parte da reserva é em barras de ouro maciças, protegidas por um forte e moderno sistema de segurança.

Essa reserva de ouro do Brasil funciona como uma “segurança” contra crises econômicas e cambiais. Mas a reserva não é apenas em barras de ouro. Além disso, 93,4% da reserva, até o fim de 2020, era composta de títulos conversíveis em dólares, depositados em Bancos Centrais de outros países.

Primeiramente, em 2002, apenas 1,2% da reserva do Brasil era em ouro. Porém, em 2020, o percentual subiu para 2,1%. Neste ano, o Brasil comprou 62,3 toneladas do metal, ampliando a reserva de ouro do Brasil para 129,7 toneladas. O país passou a ocupar a posição 28 dos países com maiores reservas.

- Publicidade -

Apesar de a reserva de ouro do Brasil parecer muito maior do que às 90 toneladas da Espanha na série La Casa de Papel, na verdade, existem países com muito mais ouro guardado. Por fim, o Nubank disponibiliza o link para um ranking com as 10 maiores reservas de ouro do mundo.

Nem Brasil nem Espanha estão entre as 10 maiores reservas de ouro do mundo

De acordo com o World Gold Council, os dez países com maiores reservas de ouro em 2020 eram:

  1. Estados Unidos: 8.133 toneladas
  2. Alemanha: 3.362 toneladas
  3. Itália: 2.451 toneladas
  4. França: 2.436 toneladas
  5. Rússia: 2.298 toneladas
  6. China: 1.948 toneladas
  7. Suíça: 1.040 toneladas
  8. Japão: 765 toneladas
  9. Índia: 676 toneladas
  10. Holanda: 612 toneladas

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter. Saiba tudo sobre séries de TV nos principais serviços de Streaming.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar