Novela Travessia

Novela Travessia, da Globo, é baseada em fatos reais

Travessia, nova novela das nove traz no enredo uma história baseada em fatos reais. Saiba mais sobre Brisa, personagem de Lucy Alves.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Estreou na última segunda-feira (10), a novela Travessia de Glória Perez. A obra entrou para substituir Pantanal. Assim como outros folhetins, a autora costuma inserir no enredo histórias baseada em fatos reais. Dessa vez não foi diferente. A personagem Brisa, interpretada pela atriz e cantora Lucy Alves, será vítima de uma fake news que mudará sua vida.

Dois adolescentes em Portugal utilizam uma tecnologia chamada deepfake que, a partir de uma Inteligência Artificial troca o rosto de pessoas em fotos e vídeos. Dessa forma, acabam associando a personagem a uma sequestradora de crianças e espalha um cartaz pelas redes sociais. Logo, passa a ser perseguida e linchada pelas ruas. Com o intuito de provar sua inocência acaba fugindo da cidade.

Conheça a história que inspirou Gloria Perez em Travessia

Infelizmente a história apresentada na novela Travessia, de fato aconteceu. O caso ocorreu em 2014, na cidade de Morrinhos IV, no Guarujá, em São Paulo. A vítima foi a jovem Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos. Após ser confundida com uma sequestradora de crianças, a dona de casa foi espancada e linchada por um grupo de moradores do bairro.

Tudo aconteceu baseado em um retrato falado publicado dois anos antes que só agora tinha passado a circular no Facebook. Segundo a Polícia Civil, a foto ligada equivocadamente à dona de casa era de 2012. Tratava-se de uma mulher acusada de tentar roubar um bebê no Rio de Janeiro, ou seja, não havia qualquer sequestradora sendo procurada em Guarujá. Aliás, na época nem ao menos existia registro policial sobre caso de sequestros no bairro.

Fabiane foi arrastada até uma passarela e encontrada com vida por policiais militares, mas morreu dois dias depois. Entre outubro de 2016 e janeiro de 2017 todos os suspeitos foram presos e condenados a 30 e 40 anos de prisão. Todos eles eram homens que incitaram a população contra Fabiane.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.