BBC e a Netflix produzem nova série sobre o atentado de Lockerbie

A história do atentado terrorista de Lockerbie, que marcou 1988, está ganhando uma nova interpretação em formato de série dramática, segundo o Deadline. Em uma coprodução transatlântica, a emissora britânica BBC e a plataforma de streaming americana Netflix estão colaborando para desenvolver “Lockerbie”. Em suma, trata-se de uma série factual que promete mergulhar na investigação conjunta realizada pelas autoridades escocesas e americanas.

O voo 103 da Pan Am, que estava a caminho de Heathrow para JFK, foi palco de um dos mais devastadores ataques terroristas da história. Tudo aconteceu, quando uma bomba explodiu em seu porão sobre a cidade de Lockerbie, na Escócia. O atentado resultou na morte de 270 pessoas, tornando-se o pior ataque terrorista já ocorrido em solo britânico.

Detalhes da produção e desenvolvimento

Produzida pela World Productions, a série de 6 partes foi desenvolvida pelos produtores associados MGM Television e Night Train Media. O compromisso da BBC e da Netflix com o projeto veio mais de um ano após Sky e Peacock se unirem para produzir uma série.

Os roteiristas Jonathan Lee, autor do romance High Dive, e Gillian Roger Park (The Young Offenders) estão escrevendo o drama da BBC/Netflix. O roteiro tem como base, as entrevistas feitas por Morane-Griffiths com a polícia escocesa e agências de investigação americanas. Além de explorar a investigação em si, a série também pretende examinar o impacto do atentado na população de Lockerbie.

O diretor Michael Keillor (Best Interests) assumirá o comando da produção. O time de produtores executivos é composto por Simon Heath e Roderick Seligman para World; Steve Stark e Stacey Levin para a Toluca Pictures; Adam Morane-Griffiths, Sara Curran, Herbert L. Kloiber, Keillor; e Gaynor Holmes, para a BBC. Joe Hill é o co-produtor executivo.

A perspectiva da Netflix e da BBC

Em palavras de Mona Qureshi, comissária de drama da Netflix, “No momento em que lemos o roteiro piloto de Jonathan, informado pela pesquisa meticulosa de Adam, entendemos que essa equipe havia encontrado um caminho para esses eventos que é épico e íntimo, local e global, pessoal e político. A devastação provocada na noite de 21 de dezembro de 1988 continua a reverberar ao longo das décadas.”

Gaynor Holmes, comissário da BBC, reforça essa visão, dizendo que “Temos a equipe certa para contar essa história extraordinária com o maior cuidado, garantindo que a série reflita os eventos devastadores daquela noite, a investigação complexa e de longo alcance que se seguiu e o efeito que teve em todos aqueles que perderam entes queridos”.

Com essa nova série, a BBC e a Netflix se propõem a resgatar uma das mais trágicas histórias de atentado terrorista, proporcionando uma nova perspectiva sobre o acontecimento e seu impacto. A expectativa é que “Lockerbie” traga uma interpretação que seja ao mesmo tempo respeitosa com os fatos e envolvente para o público, explorando todas as dimensões desse evento que marcou a história de forma tão indelével.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar