Ian McKellen

Os 5 melhores filmes com Ian McKellen, além de Senhor dos Aneis

Um dos grandes ícones do cinema completa 83 anos nesta quarta-feira (25). Ian McKellen deu vida a inúmeros personagens marcantes da cultura pop. Contudo, a carreira do ator britânico, nascido em 1939, não começou por filmes. A origem de McKellen remete ao teatro, entre as décadas de 1970 e 1980. Na época, era reconhecido por interpretar os mais diversos personagens criados por William Shaekespeare.

Tornou-se lendário a partir da década de 1990. Ali, Ian McKellen interpretou personagens muito influentes. Contudo, o que poucos sabem é que ele já tinha uma carreira aclamada antes do cinema. Assim, já com mais de 60 anos, tornou-se referência também nas telonas. Afinal, o ator foi responsável por grandes papéis. O primeiro maior destaque na carreira de cinema, talvez, tenha sido Ricardo III. Na época, o personagem rendeu-lhe duas nomeações ao Globo de Ouro e ao BAFTA. 

Anos depois, Ian McKellen foi indicado ao Oscar por Deuses e Monstros (1999). Voltou a disputar a estatueta talvez pelo seu papel mais relevante. Interpretando o Gendalf, na trilogia O Senhor dos Anéis. Antes, contudo, foi o vilão de outra franquia aclamada pela cultura pop. Viveu o mutante Magneto em diversos filmes dos X-Men desde então. Assim, para celebrarmos os 83 anos de um dos maiores atores dos últimos anos, separamos uma lista com seus melhores filmes. Levando em conta, claro, que ele participou de grandes obras além das duas últimas citadas.

Melhores filmes com Ian McKellen

Deuses e Monstros

1998 ‧ Drama / Biografia ‧ 1h 45min

Talvez o filme que tenha alavancado a carreira de Ian McKellen. Inclusive, rendeu a ele a indicação de melhor ator no Oscar. Contudo, perdeu para Roberto Benigni, por A Vida é Bela (1997).

Em Deuses e Monstros, o ator interpreta James Whale, diretor do clássico Frankenstein. Inclusive, ambos compartilham algo em comum. Whale, assim como Ian McKellen, era homossexual assumido. Na história retratada pelo filme, o diretor se apaixona pelo jardineiro (Brendan Fraser), que acaba se tornando seu amigo. Na época, McKellen concedeu uma entrevista à Folha e falou sobre a representação de homens gays no cinema. Vale lembrar que ele se assumiu ainda na década 1980, tornando-se um ativista da causa LGBTQIA+ desde então.

“Acho que há menos estereótipos do que costumava existir, e certamente este filme é muito correto quando apresenta um personagem gay como outra pessoa qualquer. E isso está começando a ser verdade sobre outros filmes também. É um sinal muito bem-vindo.”

Rasputin

1997 ‧ Drama / Biografia ‧ 1h 35min

Ian McKellen interpretou um Czar nos cinemas. Em suma, deu vida a Nicolau II no filme Rasputin. Basicamente, ele e sua mulher, Alexandra Feodorovna (Greta Scacchi), trazem o monge Rasputin (Alan Rickman) para a corte real. Ambos acreditam que ele pode curar o filho doente em estado grave.

Ao mesmo tempo em que oferece uma conexão com Deus, Rasputin exibe um comportamento considerado nefasto. Assim, ameaça corromper a família real por dentro. O filme também retrata a situação política cada vez mais tumultuada da época.

O Fiel Camareiro (Star+)

2015 ‧ Drama ‧ 1h 35min

Em O Fiel Camareiro, Ian McKellen contracena ao lado de um dos maiores atores de todos os tempos, Anthony Hopkins. Na trama dirigida por Richard Eyre, Sir (Hopkins) é um velho famoso ator. Contudo, ele não aparece para uma apresentação de Rei Lear.

Assim, Norman (McKellen), assistente pessoal, tenta manter a produção viva, ao mesmo tempo em que precisa lidar com os ânimos de toda a equipe. A trama se passa durante a Segunda Guerra mundial. Dessa forma, bombas caem sobre a cidade do teatro que abriga a peça. O Fiel Camareiro conta com incríveis 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Sr. Sherlock Holmes (Netflix)

2015 ‧ Mistério / crime ‧ 1h 44min

Em outro filme recente, Ian McKellen interpreta o maior detetive da cultura pop. Em Sr. Sherlock Holmeso famoso detetive está aposentado e com 93 anos. Assim, vive em uma casa remota no litoral com a governanta, Mrs. Munro (Laura Linney), e o filho dela, Roger (Milo Parker).

No longa, Holmes precisa lidar com a deterioração da mente, ao mesmo tempo em que continua obcecado em um caso que nunca conseguiu decifrar.

Gostou dos filmes com Ian McKellen? Veja listas sobre outros atores:

Seis graus de separação

1993 ‧ Comédia ‧ 1h 51min

Seis Graus de Separação é marcado como um dos primeiros filmes de sucesso com Ian McKellen no elenco. Contudo, outro promissor ator, mais jovem que McKellen, também dava seus primeiros passos: Will Smith.

Na trama, o jovem negro Paul (Will Smith) aparece ferido na porta da casa de um casal da alta sociedade de Manhattan. Ele foi ferido em um assalto no Central Park. Ao entrar no local, o personagem reconhece os filhos do casal, apresentando-se como colega deles em Harvard. Além disso, o jovem fala que é filho de Sidney Poitier. 

Contudo, algo está escondido por trás dos relatos. Assim, uma atitude de Paul causa repercussão que muda a família de formas não imaginadas.

Enfim, curtiu a seleção de filmes com Ian McKellen?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.