“Medida Provisória” filme de Lázaro Ramos estreia nesta quinta-feira

Filme dirigido por Lázaro Ramos, "Medida Provisória" terá a sua estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira, 14.

O primeiro filme dirigido por Lázaro Ramos terá a sua estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira, 14, intitulado Medida Provisória. Em suma, os atores Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge fazem parte do elenco principal do filme, que é ambientado em um Brasil distópico, quando uma campanha obriga os negros a imigrarem para a África. O longa de 1h e 34min, é uma crítica racial baseada na peça teatral “Namíbia, Não!” de Aldri Anunciação.

Antes disso, em 2020, o filme passou por dificuldades para ser exibido nas salas de cinema, primeiro devido a pandemia, e após, por determinação da Agência Nacional do Cinema – ANCINE – órgão do Governo Federal. Porém, Medida Provisória participou de festivais de cinema mundiais.

Além disso, no mesmo ano, o longa levou o o troféu de melhor roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre e os corroteristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos. Já em 2021, recebeu os prêmios de melhor direção e de melhor ator para Alfred Enoch no  Pan African Film, em Los Angeles.

Sinopse do filme

Não recomendado para menores de 14 anos

Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens.

Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país.

Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. Por fim, vale ressaltar que o longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Trailer de Medida Provisória

Leia também

Enfim, o que achou da notícia sobre a estreia do filme nacional?

Por fim, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão nossas matérias. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar