Quem Matt Damon interpreta em ‘Oppenheimer’?
“Oppenheimer”, a aguardada cinebiografia dirigida por Christopher Nolan, está a apenas dois dias de sua estreia, em 21 de julho. Antes de assistir este filme de 3 horas, é importante conhecer os principais personagens da trama. Em suma, o elenco colossal conta com nomes de peso como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt, Florence Pugh e Tom Conti. Além deles, Matt Damon será um dos protagonistas, interpretando Leslie Groves, uma figura crítica do Projeto Manhattan.
Quem foi o Tenente-General Leslie Groves?
Groves, nascido em 1896 em Albany, Nova York, é um personagem notório na história. Logo após se formar em West Point, ingressou no Corpo de Engenheiros do Exército em 1918, onde assumiu várias posições de supervisão, gerenciando milhares de homens e bilhões de dólares em fundos para a construção de instalações como campos base, fábricas de munições, depósitos, bases aéreas, hospitais e a monumental construção do Pentágono nos Estados Unidos. Graças ao seu histórico de resultados eficientes, Groves foi a escolha óbvia para supervisionar as atividades diárias do Projeto Manhattan.
Qual foi o papel do personagem no Projeto Manhattan?
Antes mesmo de ocorrer o lançamento da bomba em agosto de 1945, o governo já estava agindo para construí-la 3 anos antes. Ou seja, durante os estágios iniciais da Guerra Fria. Em setembro de 1942, Groves passou a chefiar o Projeto Manhattan com a patente de general de brigada temporário.
Seu envolvimento no projeto abrangia desde aspectos científicos e técnicos das bombas, passando pelo desenvolvimento do processo, construção, produção, segurança e inteligência militar de atividades inimigas (especialmente União Soviética e Japão), até pesquisas atômicas conduzidas sob sua supervisão na Universidade de Chicago e na Universidade Columbia em Nova York. Além disso, Groves era o responsável por determinar como e quando ocorreria o lançamento da bomba após sua conclusão.
Como era Leslie Groves como pessoa?
A personalidade de Leslie Groves é resumida em uma citação fornecida pelo Museu Nacional para a Ciência e a História Nuclear, dita por Kenneth D. Nichols, engenheiro distrital do Distrito de Engenharia de Manhattan e coronel sob Groves:
“Em primeiro lugar, o general Groves é o maior filho da mãe para quem já trabalhei. Ele é muito exigente. Muito crítico. Ele é sempre um motorista, nunca um elogiador. Ele é abrasivo e sarcástico. Ignora todos os canais organizacionais normais. Ele é extremamente inteligente. Ele tem a coragem de tomar decisões difíceis e oportunas. É o homem mais egocêntrico que eu conheço. Ele sabe que está certo e por isso se apega à sua decisão. Ele transborda energia e espera que todos trabalhem tão duro, ou ainda mais do que ele… Se eu tivesse que fazer minha parte do projeto da bomba atômica de novo e tivesse o privilégio de escolher meu chefe, eu escolheria o general Groves.”
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.