mark

Mark Ruffalo e Anitta defendem título aos 16, para tirar Bolsonaro do poder

Um ator hollywoodiano surpreendeu os fãs do Brasil nesta quinta-feira (24), ao fazer um tweet apelativo, pedindo para que os adolescentes brasileiros tirem o documento do título de eleitor. Além das celebridades nacionais, também Mark Ruffalo fez apelo comparando a situação política no Brasil com Bolsonaro e as últimas eleições americanas, com Donald Trump.

No Twitter, Mark compartilhou uma publicação de Anita, em que a cantora incentivava os jovens a partir dos 16 anos a fazerem seu título de eleitor. Entretanto, o retweet acrescentava a importância de usufruir do direito à democracia, principalmente para adolescentes.

Ruffalo escreveu: “Em 2020, os americanos só derrotaram Donald Trump porque um recorde de eleitores usaram seus diretos democráticos, especialmente os jovens. Para derrotar Bolsonaro, os brasileiros de 16 a 17 anos devem se registrar para votarem nas próximas eleições. Têm até 4 de maio para fazer isso”.

Em 2020, Joe Biden venceu Trump com 51,3% dos votos populares e 306 votos do chamado Colégio Eleitoral. A vitória do presidente democrata foi reflexo da maior participação de eleitores em porcentagem da história americana. Biden ocupou o cargo após receber o maior número de votos dados a um candidato à presidência: 81 milhões de votos.

Eleições 2022 no Brasil

Segundo as pesquisas recentes realizadas pela EXAME/IDEIA, o ex-presidente Lula é o oponente direto de Bolsonaro. No levantamento, ele aparece com 34,6% das intenções espontâneas de voto, enquanto Bolsonaro tem apenas 25% das pretensões. Porém, 16% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou em branco, caso a eleição ocorresse imediatamente.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, em fevereiro, o menor número de adolescentes com título de eleitor da história do país. Foram contabilizados apenas 830 mil emissões, porém o número ainda é muito superior com relação ao volume em 2018. Na última eleição, a população de 16 e 17 anos aptas a votar foi de 1,4 milhão.

Por isso, Mark Ruffalo pede para que adolescentes de 16 e 17 anos façam o título de eleitor. Atualmente, no Brasil, apenas 13,6% do total de habilitados na faixa etária obtiveram o registro. No país, o primeiro e segundo turno das eleições acontecerão nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente. Contudo, o prazo para a regularização do título vai até o dia 4 de maio e o serviço pode ser feito pela internet.

Você também pode gostar:

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Maria Julia Cabral

Maria Julia Cabral

Maria Júlia Cabral é jornalista graduada pelo Centro Universitário UNIFAAT e especialista em Search Engine Optimization (SEO) pela Rock University.

Curiosa e apaixonada por boas histórias, Maria Júlia se considera maratonista (de séries) assídua, mas também adora devorar um bom livro. Ah, ela não dispensa um bom café, até mesmo nos dias quentes.