Governo Lula vai criar serviço de streaming grátis

Governo Lula está estudando criar um streaming grátis. A proposta já está na mesa da cultura e da Secom. Saiba mais;

O Governo Lula vai criar serviço de streaming grátis voltado para a arte brasileira. Um projeto que foi apresentado na transição, ainda em 2022. A criação de uma plataforma de streaming já está sendo avaliada. Portanto ficará sob o guarda-chuva da TV Brasil, em tese, de certa forma irá competir com as gigantes do mercado, como a Netflix e Amazon Prime Video.

Em suma, no relatório final da transição, na área da Cultura, existe a sugestão, inspirada em um modelo feito pela Alemanha. Conforme o site NaTelinha já havia anunciado, o objetivo do presidente era de tornar a emissora estatal como uma BBC brasileira, inspirada no canal inglês. Mas os planos estão se expandindo.

Em suma, o Governo Lula vai criar serviço de streaming grátis e estatal para reunir conteúdo original nacional. Dentro da proposta feita pela transição e que está em análise, produções de filmes, séries, minisséries e documentários que recebem recurso público entrariam na plataforma. Ainda não está claro qual o tipo de recurso que daria a contrapartida.

Caso o streaming seja criado, será positivo tanto para os profissionais brasileiros da área audiovisual, quanto para o público que poderá consumir mais conteúdos do próprio país.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Governo Lula vai criar serviço de streaming: como poderá funcionar?

Em suma, na prática, uma produtora que receber dinheiro público para fazer um filme, por exemplo, após o longa sair do cinema, ele entraria no serviço estatal. Mas o que não impediria a tentativa de venda para o catálogo de uma empresa multinacional, como a Netflix.

Porém esse tipo de serviço, nos bastidores há o temor de que vire concorrente das grandes empresas e poderia tirar o investimento de multinacionais na arte brasileira. A ideia não é que a Netflix e outras plataformas se sintam ameaçadas pelo conteúdo original do streaming da TV Brasil, principalmente porque irão enfrentar um período de regulamentação.

Embora a transição não tenha fornecido maiores informações, o Governo Lula estuda a possibilidade de usar a plataforma para pequenas produtoras. Para aqueles que não tem espaço na TV aberta, fechada ou nos grandes serviços, utilizariam recursos públicos e entrariam na TV Brasil, dando a chance do público acompanhar a obra.

Como assistir o BBB 2023 ao vivo na internet com todas as câmeras 24h

Streaming da TV Brasil quer divulgar pequenos produtores

O projeto precisa ser muito bem desenhado, na visão do ministério da Cultura. A ministra Margareth Menezes não se pronunciou publicamente sobre a ideia, porém afirmou a aliados que considera viável. O desejo dela é que a plataforma nasça exclusivamente para encontrar pequenos produtores e deixe as grandes obras com outros serviços. Ela considera que pode ser ótimo para encontrar novos artistas pelo Brasil e investir no fomento do audiovisual.

Se acontecer, o streaming da TV Brasil não deve ficar no guarda-chuva da Secom (Secretaria de Comunicação) porque será específico para a arte, ou seja, para a Cultura. No entanto, o canal continuará sob o comando do ministro Paulo Pimenta. Ele ainda não anunciou quem será o diretor da emissora e também quem deve comandar a empresa.

Por fim, a plataforma de streaming não deve sair do papel em 2023, já que não há previsão orçamentária.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar