Por que James Cameron precisa mudar o vilão da franquia Avatar?

O Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang) talvez não seja o melhor nome para seguir na trama

Atenção! O texto a seguir contém spoilers de Avatar: O Caminho da Água

O vilão Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang) voltou para atormentar a vida do povo Na’vi em Avatar: O Caminho da Água. Apesar de escrever a morte do personagem no filme de 2009, o diretor James Cameron o trouxe de volta em um avatar com a intenção de matar Jake Sully (Sam Worthington). Ao que tudo indica, Quaritch será o vilão da franquia por um bom tempo.

Ainda em 2017, Cameron explicou ao Empire que Quaritch deverá ser o vilão de Avatar pelas próximas sequências. Portanto, o personagem de Lang alcançou um patamar de antagonista recorrente para o universo de Pandora. Contudo, seria esta a melhor opção para o futuro da franquia?

Assista abaixo ao trailer de Avatar: O Caminho da Água, filme que ainda está em exibição nos cinemas ao redor do mundo.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês?  e aproveite!

James Cameron precisa introduzir novos vilões para Avatar

Boa parte da trama de Avatar: O Caminho da Água se resume na procura de Quaritch por vingança. O vilão morreu depois de investir contra Pandora no primeiro filme, mas retornou em um corpo de avatar. Em suma, a relação de antagonismo da franquia de James Cameron se sustenta apenas na relação de colonizador e colonizados. Portanto, os vilões apresentam poucas camadas além do que foi mostrado até aqui.

Ao trazer Quaritch de volta, Cameron coloca a franquia Avatar quase que no mesmo local em que esteve no primeiro filme. Poucas nuances e perspectivas aparecem na relação entre o vilão e povo Na’vi, que ainda precisa se defender das ações colonialistas dos humanos. Mais uma vez, o filme retrata a destruição de Pandora e a luta dos nativos pela preservação ambiental.

Ao mesmo tempo, Avatar: O Caminho da Água expande as ações indígenas e acrescenta camadas na relação com o planeta Pandora. Assim, Cameron pode fugir de uma vilania clichê e previsível para os outros filmes da franquia. Por hora, Avatar concentra-se em uma relação dicotômica entre o bem e o mal, uma vez em que há poucas formas de retratar colonizadores que querem o extermínio de uma raça.

Portanto, James Cameron deve pensar em formas de colocar Quaritch como um vilão secundário em Avatar. Assim, o universo poderia expandir camadas na construção de cada personagem, algo que a Marvel fez com Killmonger (Michael B. Jordan) em Pantera Negra 2.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar