Rei Viserys

House of the Dragon: Por que o Rei Viserys escolhe Alicent?

O Rei Viserys contrariou a sugestão do Pequeno Conselho e negou o sangue ancestral da antiga Valíria. Entenda o porquê!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O Rei Viserys escolheu Alicent Hightower como esposa em vez de Laena Velaryon. Ao longo do primeiro episódio de House of The Dragon, o rei perdeu a rainha, Aemma, no parto do seu futuro herdeiro, Baelon. Contudo, a criança também morre instantes depois. Portanto, membros do Pequeno Conselho passaram a conspirar com o intuito de forjar um novo casamento real.

Contudo, o Rei Viserys contrariou as expectativas e não escolheu firmar a união entre a casa Targaryen e a casa Velaryon. Assim, ele despertou a fúria de Corlys, que foi procurar Daemon para propor uma nova união. Ao recusar Laena, o rei recusou, também, uma linhagem de sangue entre duas das casas mais antigas de Westeros.

Além disso, negou a riqueza dos Velaryon e não cedeu às pressões de Rhaenys Targaryen. Inclusive, foi contra a sugestão de boa parte do Pequeno Conselho e causou sentimentos controversos na filha, Rhaenyra. Portanto, a escolha de Viserys foi questionada por muitos personagens importantes de House of The Dragon. Exceto, claro, por Otto Hightower, a Mão do Rei. Vamos entender um pouco melhor os motivos que o levaram escolher Alicent como futura rainha.

Relação entre o Rei Viserys e Alicent

Otto Hightower enviou a própria filha, Alicent, para consolar o Rei Viserys em visitas durante seis meses. Ao mesmo tempo, Rhaenyra perdeu um pouco da relação que mantinha com o pai ao longo do período após a morte de Aemma Arryn. Portanto, o rei criou um sentimento de compaixão pela filha da Mão do Rei, que o apoiou após o momento da perda.

Ao longo de dois episódios em House of The Dragon, Viserys demonstrou-se um rei diferente do padrão que Westeros acostumou os fãs. Enquanto surge a obrigação de um novo casamento, ele vive sob o luto de ter perdido o grande amor. Além disso, o Rei também toma decisões que vão de encontro às ideias que sugerem mortes e guerras.

Logo, não é surpresa ele preferir casar-se com alguém cujo sentimento aflorou em relação a uma garota de 12 anos cujo único fruto será o poder. Contudo, há motivações por trás da decisão do Rei Viserys em preferir Alicent e não Laena. Algo, portanto, menos benevolente e que não considera a compaixão.

A busca incessante de Viserys por herdeiros

O Rei Viserys ainda não desistiu de buscar um herdeiro. Mesmo que tenha indicado Rhaenyra como sucessora do Trono de Ferro, ele pretende fortalecer a linhagem da casa Targaryen. Inclusive, o segundo episódio de House of The Dragon reservou um diálogo importante sobre o tema.

A busca pelo herdeiro, por outro lado, agrava-se quando levarmos em consideração que a série apresentou Rei Viserys com uma doença. Nada, portanto, surge por a caso. O Rei demonstrou muita preocupação em morrer e deixar sua linhagem fragilizada. Ao casar-se com Laena, por exemplo, teria que esperar longos dois anos para começar a pensar em gerar filhos. Com Alicent, ele pode aproveitar o tempo mesmo que sua doença pare de avançar.

A linhagem Targaryen é uma das maiores preocupações de Viserys. Foi uma obsessão ao longo dos dois primeiros episódios de House of The Dragon.

O futuro de Westeros em House of The Dragon

O casamento do Rei Viserys com Alicent Hightower causou a fúria de muitos personagens de House of The Dragon. Além de Corlys, Rhaenyra saiu às pressas da reunião do Pequeno Conselho. A garota, atual herdeira do Trono de Ferro, preocupa-se com a sucessão.

Ao longo do episódio, ela confidenciou para a melhor amiga suas preocupações com a busca do pai por um herdeiro. Agora, a própria Alicent pode gerar um herdeiro que ameaça a sucessão de Rhaenyra. A história fortalece a figura de Otto Hightower, que pode conspirar para colocar a sua linhagem no Trono de Ferro.

Sob esse contexto, Rhaenyra pode se rebelar contra o pai, Rei Viserys, e ficar ao lado de Daemon e Corlys. A escolha do Rei, portanto, tornou os medos de Rhaenyra em algo pessoal. Novos episódios de House of The Dragon são lançados aos domingos, às 22h, na HBO e no HBO Max.

Enfim, curtiu nossa matéria? Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.