Herança Roubada: Um Drama Baseado na Luta dos Povos Sámi

Herança Roubada” é um drama que segue a história de uma jovem mulher na Suécia que se recusa a recuar quando um homem ameaça a subsistência de sua comunidade indígena. Inspirado no romance de Ann-Helén Laestadius, o filme retrata a luta dos povos Sámi em defender sua herança indígena, e a mulher que arrisca sua vida para buscar justiça para eles. Dirigido por Elle Márjá Eira (“Os Sámi Têm Direitos”, “Ealát”), com roteiro de Peter Birro (“Monica Z”, “438 Dias”), o elenco é liderado por Elin Kristina Oskal, Lars-Ánte Wasara e Martin Wallström. Este é o primeiro longa-metragem de Oskal.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING?  e aproveite!

Quem está no elenco de Herança Roubada?

  • Elin Kristina Oskal como Elsa, uma jovem mulher Sámi
  • Martin Wallström (Mr. Robot) como Robert Isaksson, que mira o rebanho dos Sámi
  • Lars-Ánte Wasara como Mattias, irmão de Elsa
  • Ida Labba Persson (O Silêncio em Sápmi) como Anna-Stina, amiga de Elsa
  • Pávva Pittja (Sol da Meia-Noite) como Lasse, amigo da família de Elsa
  • Inger Gunhild “Inghilda” Maria Tapio como Áhkku, avó de Elsa
  • Magnus Kuhmunen como Nils Johan, pai de Elsa
  • Simon Issát Marainen como Olle, um pastor de renas e porta-voz da vila
  • Niilá Omma como Niila Heatta, interesse amoroso de Elsa
  • Ánne Lájlá Westerfjell Kalstad (Skáidi) como Marika, mãe de Elsa
  • Risten-Alida Siri Skum como Jovem Elsa

Qual é a trama do filme?

Elsa é parte da comunidade Sámi da Suécia, um grupo indígena que vive em toda a Suécia, Noruega e Finlândia. Enquanto Elsa frequenta uma escola de língua sueca, em casa ela fala apenas Sámi e participa de tradições que continuam há milhares de anos, como cuidar do rebanho de renas de sua comunidade. As renas são sagradas para os Sámi e fazem parte importante de sua subsistência.

Mas, nas últimas duas décadas, pessoas não indígenas têm caçado as renas – e Elsa, especialmente depois de ser silenciada por um dos caçadores, está convencida de que os assassinatos são motivados pelo ódio ao seu povo. A polícia não fez nada, classificando as mortes como roubos em vez de crimes de ódio, então Elsa toma as rédeas da situação – confrontando aqueles no poder, levando o problema à imprensa e até mesmo colocando sua vida em risco para enfrentar um dos assassinos.

Herança Roubada é baseado em um livro?

Sim, é baseado no romance de mesmo nome da autora e jornalista Ann-Helén Laestadius. O livro ganhou o prêmio de Livro do Ano da Suécia em 2021. Laestadius atua como uma das produtoras executivas do filme.

Embora a história seja ficcional, ela é inspirada nos povos Sámi da Europa e na discriminação que enfrentam. Por anos, muitos Sámi têm lutado para que os assassinatos de renas sejam classificados como crimes de ódio.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar