Por que Harry Potter nunca deu dinheiro à família Weasley?

Pais de Harry deixaram uma grande herança para o garoto

Harry Potter nasceu como um verdadeiro herdeiro na franquia. O garoto recebeu toda a herança dos pais, Lilian e Tiago, depois que eles foram mortos por Lorde Voldemort. Ao longo dos anos em Hogwarts, Harry conviveu com quase todos os membros da família Weasley, presenciando os problemas financeiros de Molly e Arthur.

Não à toa eles, de forma pejorativa, eram reconhecidos por outros bruxos como a família economicamente desfavorecida do mundo bruxo. Algo que sempre gerou muita revolta entre alguns fãs, que nunca compreenderam o porquê Harry Potter nunca ajudou a família Weasley com dinheiro. Mesmo Ron sendo o seu melhor amigo na escola.

Contudo, as atitudes de Harry não foram mesquinhas ou egoístas. Há um motivo por trás das escolhas do jovem Potter, algo que não representa gestos de ganancia ou falta de gratidão com os amigos da família Weasley.

Membros da família Weasley sempre foram muito próximos a Harry Potter (Imagem: Reprodução / Warner Bros. Discovery).
Membros da família Weasley sempre foram muito próximos a Harry Potter (Imagem: Reprodução / Warner Bros. Discovery).

A fortuna de Harry Potter e o contraste com a família Weasley

Os Weasleys foram a primeira família de bruxos a acolher o jovem Harry Potter, órfão e sem conhecimento algum sobre magia. Desde o início, Ron apareceu como o melhor amigo do garoto, ajudando-o a impedir o retorno de Voldemort em algumas oportunidades. Mesmo com algumas discussões, ambos sempre foram inseparáveis em Hogwarts.

Mesmo assim, a relação entre os dois tinha uma realidade muito distinta. Harry Potter nasceu com toda a herança da família Potter. Enquanto Ron precisava usar vestes de segunda mão, varinhas que pertenceram aos irmãos mais velhos e material escolar de baixa qualidade. Fora que ele quase nunca tinha dinheiro para comprar o que queria, como doces e brinquedos bruxos.

Por outro lado, Harry sempre ganhou alguns itens valiosos, como duas vassouras novas sempre que precisou. Além de toda a fortuna, por que ele nunca ajudou a família Weasley ao ver toda a dificuldade financeira do casal Molly e Arthur? Os filmes podem não mostrar, mas os livros são mais esclarecedores nesse sentido.

Harry tentou ajudar Ron, para começar

Nos livros, Harry Potter sempre se sentiu desconfortável com a situação de Ron Weasley. Sempre que podia, compartilhava o que tinha com o melhor amigo. No Expresso de Hogwarts, mesmo sem conhecê-lo, dividiu todo o carrinho de guloseimas. Além disso, o garoto ruivo até aceitava algumas doses de cerveja amanteigada, doce da Dedos de Mel e produtos mais cotidianos. Contudo, Ron dificilmente aceitava caridade.

Em O Cálice de Fogo, por exemplo, Harry Potter compra um Onióculos na Copa Mundial de Quadribol para Ron, que tentou recusar de todas as formas. Instantes mais tarde, o garoto faz questão de retribuir e devolver o dinheiro. Acontece que ele pagou com ouro de Leprechaun, uma espécie de dinheiro mágico que some depois de algum tempo.

Quando descobre, Ron fica enfurecido e muito chateado com a situação. Portanto, Harry Potter nunca ajudou a família Weasley com dinheiro porque sabia que eles não gostavam de aceitar. Arthur trabalhava e Molly era uma exemplar dona de casa. Mesmo com baixas condições financeiras, não faltava a eles tudo o que era necessário. E Harry nunca quis se envolver nessas questões familiares.

Além disso, Molly via em Harry como seu próprio filho. Alguém que ela precisava cuidar da mesma forma que tomava conta de Ron. Logo, ela não poderia aceitar nenhuma doação do garoto. A relação entre eles era de família.

Mesmo assim, Harry doou dinheiro para os gêmeos

Apesar de toda a questão, Harry Potter fez, sim, uma doação para membros da Família Weasley. Quando conquistou o Torneio Tribruxo, Harry recebeu uma boa quantia em dinheiro pela vitória. Então, ele escolheu doar tudo para Fred e Jorge. Só assim eles conseguiram montar a Gemialidades Weasley, loja de logros no Beco Diagonal.

Enquanto pôde, Harry Potter sempre encontrou uma forma de ajudar a família Weasley. Nem sempre de forma financeira. Por vezes, Harry tomou atitudes e ações que valem mais do que dinheiro para o mundo bruxo. Em mais de uma ocasião, Harry salvou a vida dos Weasley. Salvou Gina em A Câmara Secreta, Arthur em A Ordem da Fênix e Ron em O Enigma do Príncipe.

Portanto, a relação entre Harry Potter e a família Weasley nunca foi construída com base em dinheiro e em interesse. Sempre em amor, lealdade e preocupação entre todas as partes. Por fim, todos os filmes relacionados ao mundo bruxo estão disponíveis no catálogo da HBO Max.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar