Minha Série Favorita
Notícias, spoilers e críticas de filmes e séries, no streaming, cinema e TV.

- Publicidade -

Não entendeu o final de Pequenos Vestígios da HBO? Veja explicação

1

The Little Things, ou Pequenos Vestígios, foi o primeiro longa-metragem lançado exclusivamente para a HBO Max como parte do acordo da Warner Bros. Pictures para trazer toda a sua programação de 2021 para o serviço DE VOD. A história se passa em Las Angeles e segue dois detetives Joe ‘Deke’ Deacon interpretado por Denzel Washington e o detetive de Rami Malek Jim Baxter.

- Publicidade -

No filme, Deke ajuda Baxter a investigar uma série de homicídios, efetuado por um serial killer. A partir disso, eles chegam a um indivíduo estranho que aparentemente se encaixa no modus operandi de seu assassino. Este personagem, Albert Sparma, retratado por Jared Leto, rapidamente se torna o principal suspeito para as mortes. Inclusive, ele é o antagonista no restante do filme Pequenos Vestígios.

O filme faz um trabalho fantástico em deixar a conclusão do filme ambígua. E mesmo se você estivesse prestando muita atenção durante todo o filme, ainda assim, pode ficar confuso. Neste artigo, vamos desvendar o final de Pequenos Vestígios e fazer o nosso melhor para contar quem foi o assassino durante todo o filme. Obviamente, isso conterá spoilers do filme.

VEJA TAMBÉM:

Como termina Pequenos Vestígios?

Em desespero, enquanto o FBI está pronto para assumir o caso no próximo dia, o detetive Baxter se aproxima de Sparma. Inclusive, exige que ele mostre a localização do corpo de uma das vítimas do início do filme, Ronda Rathbun. Aparentemente admitindo o crime, Sparma se oferece para levar Baxter para um local onde ele alega ter enterrado seu corpo.

Quando a dupla chega a um local remoto no deserto, Sparma dá uma pá a Baxter e o orienta a cavar onde ele alega ter enterrado o corpo. No entanto, depois de Baxter cavar vários buracos, Sparma afirma que nunca matou ninguém. Não convencido, Baxter segue a busca pelos restos mortais de Rathbun enquanto é insultado por Sparma. Irritado, Baxter bate com a pá na cabeça de Sparma e o mata.

- Publicidade -

A partir disso, Deke tem um flashback de quando ele acidentalmente matou uma vítima durante uma história semelhante não resolvida de homicídios de antes dos eventos do filme. Também vemos que dois dos personagens introduzidos anteriormente no filme, o ajudarem a encobrir o crime na época. Com essa experiência em mente, Deke diz a Baxter para enterrar o corpo no deserto. Enquanto isso, Deke volta para o apartamento de Sparma para pegar todas as suas coisas e se livrar de seu veículo.

Na manhã seguinte, Deke volta para o deserto e descobre que Baxter não havia enterrado Sparma. Ao invés disso, ele cavou desesperadamente, em busca do corpo de Rathbun. Ou ainda, de qualquer evidências que justificariam a morte de Sparma e poder encerrar o caso.

Cenas finais

Nas cenas finais de Pequenos Vestígios, vemos Baxter em casa mais uma vez com sua família, quando uma carta chega pelo correio. Dentro da carta há um grampo de cabelo vermelho, o mesmo tipo que Rathbun estava usando quando ela desapareceu. E ainda, havia uma nota que diz “Sem Anjos” semelhante a uma citação que Deke disse no início do filme.

A cena final é de Deke queimando os pertences de Sparma. Entretanto, vemos a embalagem pertencente ao grampo de cabelo que Baxter recebeu, na parte de trás de seu carro. E isso, sugere que ele tinha trazido o item, ao invés de encontrá-lo entre os pertences de Sparma.

Quem era o assassino em Pequenos Vestígios?

Pequenos Vestígios faz um excelente trabalho mantendo o público no escuro sobre quem é o assassino ao longo do filme. Em última análise, nunca nos dizem a identidade de seu assassino, mas há muitas evidências sugerindo que tinha sido Sparma.

- Publicidade -

A evidência começa com o seu trabalho como técnico de eletrodomésticos trabalhando na mesma loja de conserto de eletrodomésticos, para onde uma das primeiras vítimas do filme havia ligado. Além disso, o fio usado para conter as vítimas é visto na loja. Inclusive, Sparma parece olhar para ele, quando Deke entra no prédio para investigar.

A obsessão de Sparma com o crime e os assassinos é aludida ao longo do filme, desde sua coleção de livros, até ele se chamar de “auto-proclamado fã do crime”. Esses livros não são os únicos itens estranhos em seu apartamento, eles estão entre fitas misteriosamente nomeadas, uma cavidade escondida no chão, e um scanner policial. A linha do tempo dos assassinatos também parece coincidir com os planos de viagem de Sparma ter parado por um curto período, enquanto ele estava em Michigan, onde outro assassinato ocorreu.

Evidências

A evidência mais forte que sugere que Sparma era o assassino é que ele aparentemente sabia sobre a morte de uma mulher na época em que apenas a polícia tinha essa informação. Durante a cena onde Deke está seguindo Sparma em seu carro, Sparma para seu veículo bem ao lado da saída onde uma das vítimas foi encontrada. Apesar dessas pistas, não há evidências concretas que possam ligar Sparma aos crimes. Além disso, há também há contra-evidências que sugerem que os assassinatos foram concluídos por outra pessoa.

Em primeiro lugar, é revelado no meio do filme que Sparma tentou se incriminar por um assassinato que ele não poderia ter cometido no passado. Em 1982, Sparma assinou uma confissão afirmando que ele havia cometido assassinato, antes que a polícia descobrisse mais tarde que ele não poderia ter sido o assassino.

Se você está pensando que Sparma não poderia ter sido o assassino, então a melhor evidência para apoiar o seu caso seria a cena de abertura do filme. Nesta sequência, quando a mulher está sendo perseguida pelo assassino eles estão dirigindo um carro que nunca mais é visto no filme. Além disso, damos uma olhada na metade inferior do rosto do assassino e ele não aparece com barba. E por isso, seria estranho ser Sparma, já que ele foi levado para a estação com a barba comprida.

Há também, implicações de que o assassino que cometeu os assassinatos em 1985, e os assassinatos dos anos 90, foram efetuados por duas pessoas diferentes. Embora no início, os seus alvos pareçam semelhantes, nos assassinatos iniciais as vítimas eram apenas prostitutas, enquanto na série mais recente de homicídios, não eram.

Qual é a importância do grampo de cabelo?

- Publicidade -

Desde o início do filme, vemos Deke lutando contra os demônios de seu passado. Isso acontece, porque ele não conseguiu desvendar quem era o assassino do seu caso anterior. Depois de atirar e matar uma das vítimas, Deke tornou-se ainda mais obcecado em encontrar quem era o assassino dos casos, e qual a razão dos assassinatos.

Nesta procura, Deke perde não apenas o seu emprego como detetive, mas também o seu casamento. A obsessão acabou custando tudo a ele, e para piorar, ele não conseguiu encontrar o assassino. Quando a série de homicídios dos anos 90 começa a acontecer, Deke se envolve. Em suma, ele acha que os novos assassinatos podem ter a ver com os atuais.

À medida que Baxter e ele começam a investigar o caso e ir mais longe no filme, torna-se mais evidente que Baxter está progredindo por um caminho semelhante ao que Deke. Isso chega a um ponto no clímax do filme quando Baxter atinge Sparma na cabeça matando-o com a pá.

Por fim, tendo conhecimento em primeira mão do que a obsessão e a falta de encerramento de um caso podem fazer com você, Deke escolhe enviar a Baxter o grampo de cabelo, implicando que Sparma tinha sido o único a matar as mulheres e, por sua vez, oferecendo a Baxter uma oportunidade de viver sua vida livre de culpa.

Enfim, curtiu a matéria?

Siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Participe! Deixe seu comentário logo abaixo...
1 comentário
  1. dayene dayy Diz

    ok aceito todos os fatos citados! mais e a bota colorida que a testemunha afirma ter visto e que jamais iria esquecer?? ela e a mesma bota que Deke deixa em cima da cama do motel que ele estava morando durante a investigação! isso me deixou pensativa sera uma prova que ele guardou ou a bota era dele??? oque vcs acham???

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar