Final Explicado da série Segurança em Jogo

A trama segue a vida de David Budd, um veterano de guerra que agora trabalha como oficial de proteção da Polícia Metropolitana de Londres.

Se você assistiu à emocionante série Segurança em Jogo, da Netflix, com certeza foi levado a uma montanha-russa de emoções. A trama intensa, repleta de reviravoltas, trouxe a resposta para a grande questão sobre quem matou Julia Montague, interpretada por Keeley Hawes. Mas, ao mesmo tempo, em que a série parece ter dado um final satisfatório para David Budd, vivido por Richard Madden, ainda há muito a ser explorado e desvendado sobre ambos os personagens.

Apesar de ter sido gratificante, o desfecho deixou algumas dúvidas. Será que tudo fez sentido? O que realmente estava acontecendo com o kompromat? Há ainda perguntas pendentes que precisam ser respondidas. Ao longo do artigo, vamos detalhar o final da série e discutir essas questões que ainda deixam os espectadores curiosos. Segurança em Jogo foi uma produção que certamente marcou a plataforma de streaming e deixou muita gente ansiosa por uma possível continuação.

Quem matou Julia Montague?

Então, vamos direto ao ponto: a trama conspiratória em torno do assassinato de Julia Montague chega a uma conclusão surpreendente com a admissão de culpa por parte de Luke Aitken. Mas quem é ele? Aitken é o líder de um sindicato do crime, cujos laços com outros envolvidos na conspiração contra Julia só ficam claros no episódio final. Mesmo assim, ele parece um pouco jogado na trama.

A primeira temporada de Bodyguard se concentra nas tensões políticas em torno do projeto de lei RIPA 2018, que ampliaria o alcance dos Serviços de Segurança (ou seja, o MI5), incluindo o aumento da vigilância e o potencial de invasão de dados pessoais. O projeto não era popular entre os oponentes políticos de Julia, alguns dos quais pareciam conspirar com Aitken para removê-la do cargo, especialmente quando ela começou a fazer campanha para se tornar a próxima primeira-ministra do país.

No entanto, a série, em última análise, se afastou dessa trama política (sugerindo que Rob estava apenas tentando criar um momento viral quando interrompeu o discurso de Julia, e que Mike Travis estava apenas tentando sabotá-la politicamente, não matá-la) e se concentrou na introdução repentina desse sindicato do crime. Esse grupo criminoso obteve informações confidenciais de uma funcionária corrupta – a chefe de David, Craddock – que, honestamente, parece um pouco forçado na trama.

As bombas usadas no ataque à Julia vieram da mesma organização que Nadia, a terrorista islâmica, pertencia. Eles chegaram até David através do rico gerente de relações públicas de Julia, que havia sido recentemente demitido. Então, embora Aitken tenha sido o responsável (o que em si foi um pouco decepcionante), o quadro completo é bastante complexo e cheio de reviravoltas.

Do que se tratava o Kompromat?

No início de Bodyguard, Julia Montague recebe um pequeno tablet (conhecido como kompromat) de um homem misterioso chamado Richard Longcross. A partir deste ponto, David começa a suspeitar de uma conspiração maior da qual Julia também fazia parte.

Parece que ela estava em aliança com o MI5 para obter informações sobre o primeiro-ministro, que ela poderia usar para forçá-lo a renunciar e tomar o poder. Portanto, era do seu interesse encontrar o tablet depois que ela foi morta para cobrir seus rastros em um possível golpe de governo. O ex-marido de Julia também parecia estar envolvido, embora não fique claro como.

Longcross, no final das contas, era apenas um agente do MI5, embora parecesse ser mais por causa das acusações de Nadia de que ele era um fabricante de bombas (o que foi provado ser falso). Apesar disso, é surpreendente que a agência não tenha tentado envolver David em seus planos depois de perceber que ele estava do seu lado.

É possível que o fato de David estar alinhado com a Polícia Metropolitana tenha impedido o MI5 de sequestrá-lo e incluí-lo em sua trama, especialmente considerando o quão próximo ele estava de Julia. No entanto, como em todo bom thriller, é necessário ter uma organização governamental sombria, e essa dinâmica funcionou em termos de atmosfera.

Por que Nadia de repente admitiu tudo?

No final da série, houve um momento em que a personagem Nadia admitiu repentinamente que era a responsável por construir as bombas, e que tinha enganado a investigação fingindo ser uma esposa assustada. No entanto, isso não pareceu muito plausível, já que se ela tivesse enganado a investigação antes, por que parar por aí?

Além disso, isso levanta dúvidas sobre a escolha inicial de David em mostrar misericórdia para Nadia quando a salvou no trem. O que podemos aprender com isso? É melhor não mostrar compaixão ou tentar negociar com pessoas que querem fazer o mal? Essa reviravolta, embora fosse uma surpresa interessante, pareceu estranha e deixou algumas perguntas sem resposta.

Segurança em Jogo é islamofóbica?

Conforme mencionado anteriormente, a ação compassiva de David em relação a Nadia teve como resultado uma série de eventos terroristas, o que sugere que talvez fosse mais razoável deixar que a polícia a matasse no início. Embora seja uma afirmação forte, a suspeita de que Tahir carregasse uma bomba ou estivesse envolvido na conspiração para assassinar Julia foi compartilhada por todos, inclusive David.

Embora a série tenha dado pouco tempo a Tahir, houve a sugestão de que ele pudesse estar sendo usado como um peão em uma operação de bandeira falsa pelos comparsas de Mike Travis. Essa teoria foi reforçada pela revelação de que o amigo de David, Andy, havia tentado assassinar Julia na caravana, possivelmente como parte de um movimento terrorista local.

Tudo isso, juntamente com a revelação de que Longcross não era, na verdade, o fabricante de bombas, levou à possibilidade de que os oponentes brancos de Julia estivessem usando pessoas pardas como cobertura para seus próprios erros, capitalizando sobre a tendência da polícia em suspeitar deles primeiro.

No entanto, essa não era a verdade. A detonação da bomba por Tahir parece ter sido em grande parte um acidente e mesmo que tivesse sido planejado, ficou claro desde o início que a bomba não estava na pasta. Tahir não era um terrorista ou um peão, mas apenas um inocente espectador. No entanto, a série nunca explora o preconceito que levou Tahir a ser suspeito, até mesmo por David.

O que aconteceu com Mike Travis?

Após a descoberta do assassino de Julia e o conteúdo do kompromat, foi sugerido que o primeiro-ministro e o chefe do MI5 renunciassem, enquanto Craddock foi presa por sua participação na conspiração. No entanto, a escolha de Craddock como a toupeira foi estranha, já que Ann Sampson era a funcionária comprometida mais óbvia.

Embora nunca tenhamos aprendido o motivo de Craddock trair seu país, talvez isso não seja importante. Mike Travis, por outro lado, parece ter saído ileso e agora é o secretário interino do Interior. Ele poderia até mesmo se tornar o próximo primeiro-ministro, especialmente com Julia for a do caminho.

Travis trabalhou para sabotar politicamente Julia e estava disposto a deixar David assumir a culpa por tudo, mesmo que explodisse. Não está claro se ele estava envolvido no plano de assassinato, mas sua ambição política o torna um personagem intrigante que pode aparecer em uma possível segunda temporada.

David e Vicky se reconciliarão?

O relacionamento de David e Vicky foi pouco explorado nesta temporada, mas ficou evidente que, apesar da infidelidade de David com Julia e do novo namorado de Vicky, eles ainda se amam. Não foi explicado por que eles se separaram, mas parece que Vicky não lidava bem com as longas e irregulares horas de trabalho de David e seu TEPT desde a guerra.

No entanto, ela esteve lá para ele durante sua tentativa de suicídio e no final, quando ele estava amarrado com explosivos. O fato de David procurar ajuda para lidar com seu TEPT e o trauma que ele passou na série parece ter virado a maré para Vicky. O David que vimos no final estava a quilômetros de distância do que conhecíamos anteriormente.

Ele reconheceu que falhou como marido e pai, e seu altruísmo em dizer a Vicky que ela merecia ser feliz foi um ponto de virada importante para ele pessoalmente. É possível que haja uma reconciliação completa entre David e Vicky, mas se houver uma segunda temporada, não se sabe se isso durará. O namorado de Vicky nunca foi mostrado na série, o que sugere que Bodyguard quer que acreditemos em um futuro para David e Vicky.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar