Final explicado do 4º episódio de Os Anéis de Poder

O 4º episódio de Os Anéis de Poder estreou nesta sexta-feira (16) pelo Prime Video. Entenda o que aconteceu ao longo do capítulo.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Muitas questões surgiram após o 4º episódio de Os Anéis de Poder. A produção, primeira série ambientada na Terra-Média, caminha para o desfecho derradeiro sobre os renascimento de Sauron. Na medida em que os arcos envolvem-se cada vez mais com seus conflitos, o exército de orques avança pelas Terras do Sul para construir o local em que futuramente será chamado de Mordor.

Ao todo, três dos quatro principais arcos resolveram problemas e avançaram pela trama. Galadriel conseguiu a ajuda do povo de Númenor, enquanto Arondir escapou das mãos dos orques. A série abriu muitas portas, mas outras começaram a se fechar. Entenda os acontecimentos do 4ª episódios de Os Anéis de Poder!

O que aconteceu no 4º episódio de Os Anéis de Poder?

Alerta de spoiler!

Em suma, Galadriel conquistou o apelo da rainha de Númenor, Míriel. Agora, os humanos irão para a Terra-Média ajudar no combate contra Sauron. Por outro lado, Arondir foi encarregado de enviar uma mensagem para os povos do sul. Ao encontrar Adar, primeiro vilão da trama, o elfo foi libertado para carregar um convite aos refugiados.

Enquanto isso, Elrond descobriu que Durin IV escondia um segredo em Khazad-dûm. Por fim, uma importante conversa entre Theo e Waldreg, dono da estalagem das Terras do Sul, revelou algo importante sobre o futuro da trama.

Por que Númenor decide unir força com os elfos?

Em primeiro lugar, o 4º episódio de Os Anéis de Poder estabeleceu uma parceria entre os humanos de Númenor com Galadriel. A rainha regente Míriel, no início, não demonstrou interesse algum por ouvir a história da elfo. Mais do que isso: ela queria enviar Galadriel de volta para a Terra-Média durante a calada da noite.

Contudo, o final do episódio mostra Míriel organizando uma expedição para auxiliar no combate contra as tropas orques de Sauron. Por que ela mudou de ideia tão rápido? Míriel vive sobre duas dores. Na primeira, vê visões trágicas sobre o futuro de Númenor. Nelas, a cidade acaba destruída por uma grande enchente. Na segunda, a rainha regente sofre ao acompanhar o desaparecimento gradual de seu pai.

Por outro lado, ela acompanha Nimloth, a árvore branca ancestral de Númenor, perder suas folhas — um evento considerado raro para a cidade. A partir deste ponto, Míriel interpreta a queda das folhas como um mau presságio e como uma sinalização de Valinor, terra divina dos elfos. Assim, ela aceita ajudar Galadriel e forma um exército que deve rumar para as Terras do Sul pelos próximos episódios.

O que os anões estão escondendo?

Elrond partiu para Khazad-dûm ao longo do 4ª episódio de Os Anéis de Poder. Lá, ele se reconectou com Durin IV, um velho amigo. Contudo, não levou muito tempo para o elfo descobrir que o anão estava escondendo algum segredo. Após ir até as minas secretas, Durin revela para Elrond sobre o novo minério descoberto pelos anões. Não antes, claro, de solicitar um juramento ao amigo elfo.

Os anões escondem, portanto, o minério de mithril. Contudo, após um grande desmoronamento, Durin III decide interditar as minas. Este não será o final para as escavações de mithril. A trilogia O Senhor dos Anéis indica que os anões mantiveram anos de obsessão pelo novo minério. Eles foram tão longe que despertaram, inclusive, Balrog. Ou seja, uma ameaça que assolou e destruiu a região (o ser por trás da suposta morte de Gandalf em A Sociedade do Anel).

Por outro lado, a relação entre elfos e anões vive nuances de Guerra Fria. Elrond sonda todos os passos de Khazad-dûm, enquanto Durin IV admite estar com um pé atrás em relação aos elfos. Contudo, o anão aceita acompanhar Elrond até Lindon com a esperança de descobrir toda a verdade.

Waldreg entregou a identidade de Sauron?

Um diálogo entre Waldreg e Theo pode ter indicado a identidade de Sauron em Os Anéis de Poder. O simpático dono da taverna Tirharad mostrou-se entusiasmado com a volta de Sauron. Ele não se revoltou ao descobrir que o garoto havia lhe roubado o punho de espada preta. Pelo contrário. Incentivou Theo a despertar a curiosidade em torno do vilão máximo da Terra-Média.

Ao final da conversa, ele revela que Sauron voltou em forma de cometa pelo céus. Assim, indicando que o Estranho pode ser o antagonista de os Anéis de Poder. Contudo, nenhum outro indício surgiu ao longo do episódio. Pode ser uma confirmação, mas pode ser, também, apenas um desejo do taverneiro.

Por fim, quem é Adar em Os Anéis de Poder?

O público de Os Anéis de Poder pôde finalmente ver o rosto do vilão Adar. Ele foi convocado pelos orques para falar com Arondir, elfo capturado no último episódio. Chamado de pai pelos orques, Adar ainda mantém algumas características de elfo, como as orelhas pontudas, a linguagem e as memórias de Beleriand.

Ao que tudo indica, Adar e Sauron estão conectados. Contudo, eles não são a mesma pessoa e, talvez, não estejam atuando juntos neste momento. O vilão que apareceu ao longo do 4º episódio de Os Anéis de Poder é um seguidor de Morgoth sem muitas informações. Ele está a procura do punho da espada preta que está com Theo. Logo, a série indica que Adar procura mais poderes para se tornar o Deus que sonha. Por fim, o personagem pode indicar uma ponte para o retorno de Sauron e estabelecer Mordor nas Terras do Sul.

Os episódios de Os Anéis de Poder estreiam nas madrugadas de quinta para sexta-feira, à 1 hora da manhã, no Prime Video.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar