Final explicado The Last of Us – Porque Joel mentiu?

Atenção! O texto a seguir contém spoilers da 1ª temporada de The Last of Us!

A 1ª temporada de The Last of Us enfim chegou ao final. No último domingo (12), o público pôde acompanhar o desfecho de Ellie e Joel após todos os episódios em que a dupla atravessou os Estados Unidos para encontrar com os Vaga-Lumes. Apesar disso, o sentimento após o último episódio não foi dos mais positivos. Afinal, por que Joel mentiu para Ellie? Entenda isso no final explicado de The Last of Us.

Em suma, The Last of Us estreou após muitas expectativas entre os fãs. A série adapta o jogo homônimo desenvolvido pela Naughty Dog, em 2013, para Playstation. Ao longo dos anos, a franquia recebeu destaque em diversas premiações e, com o segundo título, conquistou o troféu de Melhor Jogo do Ano na cerimônia do The Game Awards 2020.

A trama de The Last of Us acompanha Joel e Ellie vinte anos após a queda da humanidade em função da evolução do fungo Cordyceps. Ambos precisam ultrapassar um país devastado pela infecção para tentar salvar os humanos que restaram.

+ Quer ganhar um teste grátis de 1 mês no UOL PLAY? Clique Aqui e aproveite!

1ª temporada de The Last of Us explica a imunidade de Ellie

Logo no começo, o último episódio da 1ª temporada de The Last of Us explicou aos espectadores de que forma Ellie sempre foi imune à infecção por cordyceps. Em suma, a mãe da garota, Anna, foi infectada por uma das criaturas momentos antes do parto. Ellie ainda estava conectada a ela pelo cordão umbilical.

Portanto, o cordyceps presente na mãe passou para a filha, que se multiplicou ao longo dos anos como um mensageiro químico. Ou seja, todos os outros cordyceps que tentassem infectar Ellie não iriam conseguir, uma vez que todos eles iriam pensar que ela já estava infectada.

Assim, os cientistas dos Vaga-Lumes iriam utilizar o cordyceps de Ellie para fazer uma cura a partir do mensageiro químico da garota. Contudo, eles precisariam fazer uma cirurgia fatal no cérebro de Ellie. Algo que causaria a sua morte.

Por que a cena das girafas foi tão importante?

Antes de Joel e Ellie chegarem ao hospital dos Vaga-Lumes, eles encontraram um grupo de girafas ao longo do final da 1ª temporada de The Last of Us. Ellie reagiu de forma imediata e ficou muito alegre ao ver os animais. Isso porque boa parte da inocência da personagem foi comprometida ao longo da jornada, ainda mais após o brutal assassinato de David.

Além disso, o último episódio da 1ª temporada de The Last of Us mostrou uma Ellie diferente em relação ao restante da série. Mais tensa e mais nervosa por conta do encontro com os Vaga-Lumes. As girafas apareceram para ser o alívio da personagem, para dar a ela mais confiança em terminar a sua missão. Como uma garota que já nasceu em um mundo destruído, um pouco de normalidade dos velhos tempos não a fizeram mal.

Por que Joel fez o que fez ao final de The Last of Us?

Normalidade que chegou ao fim após Joel assassinar quase todos os Vaga-Lumes em The Last of Us. Quando soube das consequências da cirurgia, ele não hesitou e promoveu uma verdadeira chacina no hospital. Joel assassinou quem estivesse a sua frente, poupando apenas algumas enfermeiras na sala de cirurgia. Joel não permitiu nem mesmo que Marlene seguisse com vida após todos os eventos do último episódio.

Ao longo da jornada, Joel se afeiçoou a Ellie. Inclusive, viu nela uma versão um pouco diferente da filha Sarah, que morreu ainda no primeiro episódio. Portanto, ele não poderia lidar com a morte de mais uma pessoa importante em The Last of Us. Alguém que ele considerou como uma verdadeira filha.

Além disso, ele mata todos os Vaga-Lumes para não deixar rastro. Para não permitir que ninguém fosse atrás de Ellie para contar a verdade ou para buscar vingança. Joel mostrou o seu lado mais sombrio ao fazer de tudo para salvar a vida de alguém importante e não fracassar mais uma vez.

Final explicado de The Last of Us: Porque Joel mentiu?

Mesmo ao salvar Ellie ao final de The Last of Us, Joel precisaria encontrar uma justificativa para a garota. Contudo, optou por não contar a verdade a ela. Então, ele mente que os Vaga-Lumes nunca encontraram a cura, que haviam outras pessoas imunes e que mais nada poderia ser feito.

Depois, Ellie reforça e pede juras de que a história era verdade. Mais uma vez, Joel mente e garante a ela que tudo aconteceu da forma como ele contou. Isso demonstra que o personagem está totalmente ciente da natureza das próprias decisões.

Ao final de The Last of Us, Joel precisou lidar com um dilema: vale a pena sacrificar a vida de uma pessoa para salvar a vida de muitas? Fora o viés utilitarista, Joel também encontrou o reflexo da própria filha na morte de Ellie. Por mais que entendesse a origem egoísta das atitudes, ele não poderia lidar com mais uma perda.

Então, mente para Ellie porque sabe que a garota não reagiria bem. Sabe que ela não se importaria se tais ações foram para salvar a sua vida. Caso contasse a verdade, Joel perderia Ellie de uma forma ainda pior. Algo que ele não quis pagar para descobrir. Assim, encontrou na mentira a melhor saída.

Por fim, todos os episódios da 1ª temporada de The Last of Us estão disponíveis no catálogo da HBO Max. O streaming ainda não anunciou quando a série retorna para a segunda temporada.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar