final de Obi-Wan Kenobi

Como o final de Obi-Wan Kenobi se conecta com a franquia Star Wars?

Chegamos ao final de Obi-Wan Kenobi. Assim, a série completa um arco narrativo importante para a franquia Star Wars.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O final de Obi-Wan Kenobi (2022) chegou concluindo a história entre o Mestre Jedi e seu pupilo Anakin Skywalker. Com diferentes referências aos filmes, a série acenou aos fãs a cada interação entre Ewan McGregor e Hayden Christensen de volta aos papéis que interpretaram na segunda trilogia de Star Wars (1999 – 2005).

Quem acompanha a franquia sabe que alguns pontos ainda estavam em aberto. Assim, o final de Obi-Wan Kenobi revelou algumas conexões com o passado e com aquilo que ainda deverá ser apresentado em Star Wars. Contudo, os fãs menos apaixonados podem ter deixado algumas sutilezas passarem batidas. Ainda mais sem a compreensão de todos os filmes e animação do universo expandido.

Então, vamos fazer algumas conexões entre os filmes e a série. Assim, fechar a maioria das pontas soltas que restaram após o final de Obi-Wan Kenobi.

O que representa a ida de Obi-Wan ao deserto?

Obi-Wan caminhou em direção ao deserto no episódio final. Mas o que isso representa para a história da franquia? Em suma, o final de Obi-Wan Kenobi mostrou a retomada do treinamento do herói. No início da série, acompanhamos um mestre Jedi sem esperança e com claros reflexos da derrota. Assim, escondeu-se no deserto de Tatooine para cuidar do jovem Luke e, também, para fugir dos inquisidores imperiais.

Contudo, a volta de Obi-Wan ao planeta natal de Anakin marca o recomeço para o personagem. Assim, ele reencontra seu mestre Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e parte para o cânion de Beggar. Com um longo caminho pela frente, ambos encerram a grande cena final da série. Em Uma nova Esperança (1977), Obi-Wan aparece em meio ao deserto, vivendo como um eremita isolado. Ao contrário do que vimos na série, o filme retrata um velho sábio, disposto a passar seu conhecimento para um jovem aprendiz.

Portanto, a cena final de Obi-Wan Kenobi retratou o início da jornada para o personagem. Ao lado do antigo mestre, adquire o conhecimento sobre força a partir da peregrinação que começa ao final da série. Como consequência, viajou ao lado de Leia (Carrie Fischer), Han-Solo (Harrison Ford) e Luke (Mark Hamill) para enfrentar Darth Vader no Episódio IV (1977) de Star Wars.

O começo da Aliança Rebelde

Uma nova Esperança (1977) introduz a Aliança Rebelde para o universo Star Wars. Assim, os rebeldes derrotam Império Galáctico após Luke utilizar o poder da força em um ataque aéreo. Obi-Wan Kenobi pode ter mostrado o embrião da organização. Afinal, a série trouxe o Caminho, um grupo de pessoas que ajuda Jedi. Além disso, auxilia pessoas sensíveis à força a escaparem do Império.

Em suma, o grupo fortalece Obi-Wan na proteção de Leia, mas sem tanto destaque na função que desempenham em si. Afinal, o Caminho é quem dá origem à Aliança Rebelde que conhecemos nos filmes. Assim, embora não mostre o surgimento da Aliança, Obi-Wan reforça como o trabalho dos insurgentes é fundamental para manter viva a esperança em tempos tão sombrios.

A morte de Anakin Skywalker

Por fim, a Disney solucionou um “furo de roteiro” que há muito perturbava os fãs de Star Wars. Seria Obi-Wan apenas um mentiroso? Afinal, o eremita deixa claro para Luke, em Uma nova Esperança (1977), que Darth Vader havia matado seu pai. Porém, o jovem descobre que, na verdade, Darth Vader era o seu pai. A cena tornou-se uma das maiores reviravoltas da história do cinema.

Por anos, os fãs não sabiam exatamente o que Obi-Wan quis dizer ao falar que Darth Vader matara Anakin Skywalker. Assim, o final de Obi-Wan Kenobi entregou a resposta de uma forma emocionante e poética. Com os olhos marejados, O Mestre olha para o pupilo corrompido e lhe pede desculpas. Surge, então, mais uma reviravolta. Darth Vader anuncia que, na verdade, matara Anakin Skywalker. Claro que não literalmente. Porém, naquele momento, nada mais restara do jovem aprendiz de Obi-Wan. Então, de certa forma, nunca houve uma mentira. Apenas a tradução de um sentimento: Darth Vader assassinou o aprendiz que Kenobi conheceu e amou em vida.

Todos os seis episódios da minissérie Obi-Wan Kenobi estão disponíveis no catálogo Disney+.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.