4º episódio de House of the Dragon

Final explicado do 4º episódio de House of The Dragon

O drama pelo Trono de Ferro se intensificou ao longo do 4º episódio de House of The Dragon. Entenda as consequências do que rolou!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O escândalo de Rhaenyra criou grandes mudanças para o futuro de Westeros durante o 4º episódio de House of The Dragon. O seu futuro como herdeira do Trono de Ferro, portanto, passou a ser questionado após os eventos que foram ao ar no último domingo pela HBO e pelo HBO Max. Agora, as consequências tendem a afetar todos os sete reinos.

House of The Dragon é a primeira série spin-off de Game of Thrones. Ao todo, quatro episódios levaram o público de volta para um dos cenários mais conhecidos dos últimos anos da cultura pop. As histórias de George R. R. Martin seguem a casa Targaryen em um arco de ruína e guerra.

Muitas coisas estão similares por aqui. O Pequeno Conselho segue preenchido de homens cujas ambições ultrapassam os deveres. As rixas familiar ganham novos contornos quando uma família forte e hegemônica assume o poder. House of The Dragon traz, portanto, 200 anos de diferença para o universo de Game of Thrones.

Os eventos do 4º episódio de House of The Dragon

Após o embate épico em Stepstones, Daemon Targaryen, irmão do Rei, retorna a Porto Real e entrega à Viserys I a coroa que o identifica como Rei do Mar Estreito. Após isso, o príncipe atua como um mentor para Rhaenyra. Ambos vão até bordel de Flea Bottom, onde Daemon beija a própria sobrinha.

A garota, futura sucessora do Trono de Ferro, decide perder a virgindade com Sor Criston Cole. Contudo, o conspiratório Otto Hightower entra em cena para, mais uma vez, articular contra o reino. A Mão do Rei entrega o caso de Rhaenyra e Deamon para o rei Viserys I. Claro que ele aumenta a situação. Tio e sobrinha não ultrapassaram a marca de alguns beijos. Otto, por outro lado, faz parecer que ambos tiveram relações sexuais.

O problema é que Daemon não desmente a informação. Inclusive, utilizou o momento para ameaçar Viserys I. Assim, o rei o bane mais uma vez para fora de Porto Real. Os impactos do escândalo dão um novo futuro para Rhaenyra, que não poderá mais escolher com quem deve se casar. Entenda melhor como os eventos do 4º episódio de House of The Dragon impactam a trama.

As consequências do envolvimento entre Rhaenyra e Daemon

Rhaenyra e Daemon tiveram um envolvimento importante ao longo do 4º episódio de House of The Dragon. Ao rei Viserys I, portanto, coube a decisão de exilar o próprio irmão mais uma vez. Dessa vez, de forma mais dramática. Viserys até sugeriu que Daemon fosse para o Vale ao lado da esposa. Contudo, demonstrou não se importar com o destino do irmão.

Por outro lado, Rhaenyra perdeu uma parte da influência que havia conquistado sobre o pai. Ao longo do episódio anterior, o rei permitiu que ela escolhesse o futuro marido. Agora, esse direito lhe foi tomado. Viserys informa à Rhaenyra que ela se casará com Sor Laenor Velaryon. Sem protesto, a herdeira do Trono de Ferro entende a importância de unir forças com a casa Velaryons. Além disso, a jovem também perdeu a confiança do pai. Ao final do episódio, Viserys envia para a filha um chá de lua para evitar gravidez. Embora a garota tenha jurado que não dormiu com Daemon, o Rei parece não ter acreditado. Logo, ele agiu com precaução para evitar um filho bastardo fruto de incesto para a filha.

Mas, mais do que isso, Rhaenyra adquire uma vantagem na concorrência pela sucessão contra o meio-irmão Aegon. Com uma os Velaryon ao lado, poucos senhores de Westeros irão duvidar da sua força para comandar os sete reinos quando Viserys I morrer.

Otto Hightower fica fragilizado

No final do 4º episódio de House of The Dragon, Otto Hightower foi o mais prejudicado após a própria conspiração. Afinal, Rhaenyra não perdeu, ainda, seu posto como herdeira ao Trono de Ferro. Daemon procurava, apenas, chamar a atenção do irmão. De uma forma ou outra, ele conseguiu. Portanto, os planos da Mão do Rei foram frustrados. Além disso, ele ainda perdeu o cargo e foi enviado de volta para Oldtown.

Ao longo dos próximos episódios, o rei Viserys I irá escolher uma nova Mão do Rei. No livro que serve de base para a série, o Targaryen elege Lord Lyonel Strong para a função. Até agora, ele foi o único membro do Pequeno Conselho que agiu de acordo com os seus deveres e forneceu soluções para o benefício do reino.

Por fim, a profecia de Aegon e a relação com Game of Thrones

Há alguns episódios que Viserys comenta sobre a profecia de Aegon. Agora, ele finalmente contou para Rhaenyra sobre a profecia do Príncipe Que Foi Prometido. Em suma, Aegon, o Conquistador sonhou que um descendente da casa Targaryen sentaria no Trono de Ferro para salvar Westeros das forças do Rei da Noite.

Neste momento, o rei Viserys I mostra para a filha a adaga Catspaw, a mesma utilizada em Game of Thrones na tentativa de assassinato de Bran Stark, na primeira temporada, e quando Arya Stark derrotou o Rei da Noite, no final da série. A adaga pertenceu a algumas gerações da família Targaryen. O sonho de Aegon, o Conquistador, inclusive, fora gravado no aço.

Do meu sangue vem o Príncipe Prometido, e dele será a canção de gelo e fogo”, diz a inscrição.

Por fim, House of The Dragon estreia pela HBO e pelo HBO Max todos os domingos, às 22h.

Acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter, e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.