6 filmes sobre o feminismo para assistir antes do 8 de março

A luta da mulher por direitos e tratamentos iguais vem sendo travado há muito tempo. A expressão “feminismo” ou “feminista” data mais ou menos do ano 1837 a partir de um filósofo francês e adepto do socialismo Charles Fourier (1772-1837). O primeiro momento do início dos movimentos feministas no mundo começou entre os séculos XIX e XX na Europa e Estados Unidos da América, em que mulheres protestavam pelos direitos de adquirir contratos e propriedades, além de irem contra os casamentos arranjados.

No cinema, o espaço segue restrito para as mulheres até os dias atuais. Todavia, avanços significativos foram percebidos e eventos marcaram a história cinematográfica, a começar aqui pelo Brasil, onde Adélia Sampaio foi a primeira mulher e negra a conquistar o título de cineasta. Um dos filmes feministas mais famosos em que Adélia dirigiu foi Amor Maldito, em que narra os desafios das mulheres e homossexuais em plena ditadura militar brasileira.

LEIA TAMBÉM

6 filmes sobre o feminismo

Aqui na Minha Série Favorita listamos os maiores filmes sobre o feminismo e mostram a importância do papel das mulheres em toda a sociedade.

1. O Milagre de Anne Sullivan (1962) conta um drama que a personagem Helen Keller (Patty Duke) trava em superar os desafios da deficiência visual. Por isso, conta com a professora Anne Sullivan (Anne Bancroft), que faz de tudo para Helen alcançar os seus objetivos numa sociedade corrompida pelo machismo e pouca (quase nada) inclusão social;

2. Em segundo lugar temos o clássico Frida, de 2002. O filme conta a história da famosa pintora mexicana Frida Kahlo. Isso porque, além de ser aliada ao movimento Surrealista, Frida bombou por levantar pautas de gêneros e ter um posicionamento firme em defesa dos direitos das mulheres;

3. Persépolis (2007) é, antes de mais nada, uma animação que conta a história de Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes), que sonha em ser profetisa para salvar o mundo. Mas o país em que vive passou a ser controlado por grupos radicais islâmicos. Diante disso, a menina passou a ter vontade de revolucionar a sociedade com temas sobre o feminismo;

  • Indisponível para streaming.

4. O filme Amelia (2009) é um longa-metragem que fala sobre a aviadora Amélia Earhart. Em primeiro lugar, ela foi a pioneira na aviação estadunidense, conhecida como defensora dos direitos das mulheres. Em 1937, Amélia foi a primeira mulher que recebeu a condecoração The Distinguished Flying Cross, pois voou sobre o Oceano Atlântico sozinha.

  • Indisponível para streaming.

5. Em 2014, foi aos cinemas o filme Grandes Olhos. Ademais, o drama conta a história de real da pintora norte-americana Margaret Keane (Amy Adams), quando o seu marido por se intitular dono das obras em que Margaret realizara. Ela lutou judicialmente contra o próprio marido e mostra a força feminina em buscar independência.

  • Indisponível para streaming.

6. Por fim temos o filme Estrelas Além do Tempo (2016), que foi indicado ao Oscar em 2017 como o Melhor Filme. Enfim, o longa conta a incrível história de três mulheres afro-americanas: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). Aliás, elas tiveram um papel de suma importância durante a Guerra Fria, quando lideraram feitos históricos na Nasa, a agência espacial dos EUA.

Gostou dessa matéria?

Em conclusão, se você gostou do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão nossas matérias. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar