avatar 2

10 filmes para assistir enquanto você espera pelo lançamento de Avatar 2

Com Avatar: O Caminho da Água de James Cameron tendo seu primeiro trailer finalmente lançado online, cinéfilos de todo o mundo tiveram sua primeira olhada real na sequência do mega-hit de 2009, Avatar. E mesmo tendo passado tanto tempo, o filme continua sendo o de maior bilheteria de todos os tempos.

No entanto, o filme está há 7 meses de distância. Diante disso, o que os fãs podem fazer com sua expectativa para o próximo filme enquanto aguardam seu lançamento? Eles podem conferir os filmes a seguir, que de uma forma ou de outra, encontrarão apelo entre os fãs de Avatar. E talvez, apresentá-los a novos favoritos.

VEJA TAMBÉM: No trailer de Avatar: O Caminho da Água todos usam armas (entenda)

10 filmes para assistir enquanto você espera pelo lançamento de Avatar 2

Sunshine (2007)

Este filme esquecido do diretor Danny Boyle se baseia na premissa de que, em 2057, o sol começou a morrer. Diante disso, uma equipe de astronautas deve embarcar em uma perigosa missão para reiniciá-lo. Entre os mais notáveis no elenco de Sunshine estão Cillian Murphy, Chris Evans, Rose Byrne e Benedict Wong.

Um filme de ficção científica subestimado dos anos 2000, Sunshine fornece um drama de personagem com o pano de fundo de um thriller. E é uma pena que não tenha mais atenção quando foi lançado. Quinze anos depois, ainda aguenta incrivelmente bem.

Chegada (2016)

Denis Villeneuve já havia feito fama com Prisoners e Sicario quando seu esforço de direção em 2016, Arrival, chegou aos cinemas no final de 2016. Porém, este filme é diferente. A chegada marcou não apenas uma incursão na ficção científica que o diretor ainda está. Mas também, uma história cerebral sobre o tempo, destino, luto e conexão humana.

O Avatar de Cameron está no seu melhor quando enfatiza a humanidade de seus personagens, incluindo, mas especialmente o alienígena Na’vi, que são os protagonistas do filme. Para quem amou esse aspecto especialmente, Arrival entrega.

Alien (1979)

James Cameron comandaria a sequência de 1986, Aliens, que vale a pena assistir. Entretanto, os espectadores precisam começar com o primeiro filme da série, Ridley Scott’s Alien. Um filme de terror que se ambienta no espaço no futuro, Alien deixou uma marca no subgênero de terror/ficção científica que nunca cessará.

Mesmo com a vastidão do espaço, a trama é um filme de terror apertado porque está confinado à nave espacial Nostromo, ao invés de um planeta real, como sua prequela, Prometeu. Alien faz bem na linha agora icônica, “No espaço, ninguém pode ouvi-lo gritar.”

Interestelar (2014)

Claro, outro aspecto que é tão amado em Avatar é sua capacidade de transportar espectadores para um mundo totalmente novo. E o Interestelar de Christopher Nolan faz isso várias vezes. Mesmo que ele tenha precisamente zero alienígenas. É tudo sobre a natureza da humanidade neste filme, que de certa forma é o que toda ficção científica é sobre.

Esperado para ser um filme de ação como O Cavaleiro das Trevas ou Inception, Interestelar é mais filosófico, contemplativo e focado na arte do cinema. Inclusive, ele mostra uma cinematografia maravilhosa. Com sua visão, Christopher Nolan poderia fazer um jogo de vídeo incrível, e sem dúvida seria apenas como piso.

2001: Uma Odisseia No Espaço (1968)

Entre as influências de Interestelar está 2001: Uma Odisseia no Espaço, considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, e por uma boa razão. Baseada em obras do autor britânico Arthur C. Clarke, esta obra-prima dirigida por Stanley Kubrick mergulha no cerne da natureza, história e futuro potencial da humanidade.

O filme segue uma equipe enviada a Júpiter para investigar a descoberta de um “monólito”. Ou seja, uma estrutura alienígena que é muito mais importante do que qualquer um deles pode imaginar. A partitura é icônica, as cenas são lindas, e o filme mudou o cinema para sempre.

Star Trek (2009)

Não é fácil reiniciar uma propriedade de ficção científica com novos atores, mas o reboot de 2009 de J.J. Abrams dos filmes de Star Trek consegue injetar genuinamente um novo giro, respeitando também as histórias clássicas que construíram a franquia Star Trek, para começar.

Embora o multiverso tenha sido um grande foco cinematográfico nos últimos anos – mais recentemente Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Tudo Em Tudo de Uma Vez – Star Trek começou uma história alternativa de linha do tempo mais de uma década antes. Não é como se aquele filme tivesse inventado o conceito, também, mas faz a ideia de que a justiça, bem como os filmes posteriores fariam.

A Forma Da Água (2017)

Com A Forma da Água, Guillermo del Toro conseguiu fazer um filme de monstros a partir de meados do século XX. Ele ganhou o Oscar de melhor filme em uma época onde parecia que apenas filmes de arte e “isca do Oscar” poderiam alcançar esse feito.

Em um nível superficial, A Forma da Água é semelhante a Avatar, na qual ambos apresentam uma história de amor entre uma criatura humana e alienígena no centro, embora no caso de Avatar o humano habite um corpo alienígena. É mais do que isso, no entanto, e é genuinamente incrível cinema de ficção científica.

Blade Runner (1982)

Como Aliens e Alien, Blade Runner 2049 é tão incrível quanto o filme original, Blade Runner. Mas mais uma vez, os espectadores têm que começar no início. Antes de ir mais longe, porém, saiba disso: de todos os cortes do filme lá fora, o Corte Final de Ridley Scott de 2007 é o mais próximo de sua visão original.

Um neo-noir de ficção científica, Blade Runner segue Rick Deckard, de Harrison Ford, enquanto caça um grupo de androides desonestos conhecidos como replicantes. Eles parecem indistinguíveis dos humanos a olho nu. Dizer mais nada seria injusto com a primeira exibição de qualquer um.

Titanic (1997)

O talento de James Cameron para criar filmes incrivelmente épicos e de longa duração centrados em torno de um romance entre pessoas de diferentes mundos começou uma década antes de Avatar com Titanic, que em si estabeleceu recordes de bilheteria apesar de ser projetado para fracassar.

Mesmo que você já tenha visto este filme, vale a pena outro relógio até mesmo do espectador mais casual. Titanic é um lembrete das alturas que o cinema pode alcançar em termos de drama, escopo, set-pieces e ambição geral. É uma pena que não haja mais filmes que possam surgir para a ocasião como essa.

Duna (2021)

Embora vários dos outros filmes de Denis Villeneuve possam ser chamados de seus melhores, incluindo a anteriormente mencionada Chegada, há um grande argumento a ser feito para saber por que Dune é o melhor filme de Denis Villeneuve.

Se havia algum filme que pudesse coincidir com o épico de ficção científica da Cameron, é o Dune. Adaptar o romance de Frank Herbert não seria uma tarefa fácil. E não é surpresa que o filme tenha sido dividido para acomodar tudo. Mas cada membro do grande elenco principal não é nada menos que grande. O filme é grandioso em todos os sentidos da palavra.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".