Hoje é dia de terror: Assista esses 5 filmes na sexta-feira 13

Hoje é dia de terror: Assista esses 5 filmes na sexta-feira 13

O dia do azar, sexta-feira 13, está entre nós. Assim, os mais supersticiosos levam a sério a noção de um dia que pode trazer verdadeiros infortúnios. E não há como mudar a realidade. Afinal, é algo enraizado em diferentes culturas. No entanto, mesmo que signifique má sorte, os fãs de cinema aproveitam para curtir a data. Assim, o gênero de terror é muito procurado em momentos como este. Logo, assistir filmes na sexta-feira 13 tornou-se uma questão igualmente cultural para algumas pessoas.

No fim, o cinema é um dos principais responsáveis pela popularização da mitologia em torno da data. Na cultura pop, Jason Voorhees, o assassino com máscara de hóquei, é um símbolo para as superstições. O grande personagem da franquia Sexta-Feira 13 (Do original: Friday the 13th), da década de 1980, garantiu notoriedade para o dia.

No entanto, há diversos longas que podem ser apreciados. Por isso, selecionamos 5 filmes de terror que podem garantir uma boa sexta-feira a todos. Mas, não perca! Esta é a única sexta-feira 13 de 2022. Então, aproveite:

Assista esses 5 filmes na sexta-feira 13

1. Hereditário – HBO Max

2018 ‧ Drama / Terror ‧ 2h 06min

O cineasta Ari Aster estreou na produção de um longa com Hereditário. O filme explora a ruptura de uma família que vive o luto. Contudo, as forças sobrenaturais que os envolvem começam a aparecer ao avançar da trama.

O filme é um terror sobre desconforto. Assim, valoriza o emocional dos personagens devastado pela perda da vó, a matriarca da família. No entanto, ela permanece como se fosse uma sombra sobre eles. A neta adolescente, Charlie (Milly Shapiro), é a mais afetada. O terror toma conta da casa, e a família explora lugares cada vez mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

2. A Bruxa – Netflix

2015 ‧ Drama / Terror ‧ 1h 32min

A Bruxa é uma excelente pedida para assistir na sexta-feira 13. Dirigido por Robert Eggers e estrelado por Anya Taylor-Joy, o filme narra a história de uma família profundamente cristã na Nova Inglaterra, em 1630. Assim, eles são distantes da sua comunidade e, também, atormentados por forças malignas.

O longa constrói tensão, ritmo e técnica que o distanciam de alguns filmes de terror atuais. Se for assistir, preste muita atenção nos detalhes. Eles são fundamentais para entregar um realismo imediato. Por exemplo, o arcaico vocabulário utilizado e os costumes religiosos. Por fim, a trama foca na crescente tensão em vez de entregar sustos prontos.

3. Invocação do Mal – HBO Max

2013 ‧ Terror / Thriller ‧ 1h 52min

Invocação do Mal já pode ser considerado um dos clássicos mainstream do gênero. Embora receba muitas críticas (algo comum em produções comerciais), o longa dirigido por James Wan tem o mérito de elevar as técnicas do terror moderno para um novo nível. Por isso, pode ser um bom filme para a sexta-feira 13.

A trama é inspirada pelo casal de exorcistas Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga). O filme mostra um caso de assombração que a dupla resolveu na década de 1970. Na época, um casal de Harrisville se mudou para uma casa nova. A partir disso, acontecimentos estranhos marcaram a rotina deles e dos seus cinco filhos. Assim, são incentivados a procurarem o casal de investigadores.

Por fim, o filme até pode não ser um clamor narrativo. Além disso, a fórmula bateu no teto com tantas produções que a Warner Bros. explorou nos últimos anos. No entanto, os elementos de terror aqui não dão sossegos. O diretor explorou o medo no formato de jump scare, técnica de surpreender o público a partir do susto.

4. Corra! – Apple TV+

2017 ‧ Terror / Thriller ‧ 1h 44min

Corra! recupera um pouco do terror do cinema clássico, como Psicose (1960), do lendário Alfred Hitchcock. Tudo bem que o filme dirigido pelo comediante Jordan Peele foge muito dos padrões atuais do gênero. No entanto, é um terror que atua na construção de tensão assim como A Bruxa. Além de trazer um problema real como o racismo para a pauta.

Em suma, a trama narra a história de Chris  (Daniel Kaluuya), um homem negro, que vai conhecer a família branca da namorada Rose (Allison Williams). A ideia é que eles passem um final de semana na moradia dos pais dela, enquanto participam de um tradicional evento familiar. No entanto, acompanhamos um crescimento da tensão a partir de elementos narrativos sutis.

Para quem gosta de se sentir apreensivo a todo instante, Corra! é um filme de terror muito indicado para assistir na sexta-feira 13. Não à toa, o longa foi indicado, com uma vitória em Melhor Roteiro Original, em quatro categorias do Óscar.

5. O Sexto Sentido – Star+

1999 ‧ Thriller/Terror ‧ 1h 47m

Por fim, os clássicos do terror também precisam estar representados. E, nesse caso, O Sexto Sentido é uma boa oportunidade para assistir na sexta-feira 13. Com direção de M. Night Shyamalan, o longa supera a expectativa dos fãs ao entregar o conceito de plot twist ao final da trama. Algo que, mesmo hoje, não é tão explorado no gênero.

Assim, o filme começa com um tradicional drama familiar. O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) trabalha com dedicação no caso de um garoto de oito anos. Este, tem problemas de relacionamento e entrosamento na escola. Dessa forma, vive paralisado pelo medo. A essa altura, é difícil que alguém não saiba a principal reviravolta da obra. No entanto, é sempre arrepiante assistir novamente a fala “eu vejo pessoas mortas” do ator Haley Joel Osment.

Mais filmes de terror para assistir nesta SEXTA-FEIRA 13:

Enfim, o que achou da lista de filmes na sexta-feira 13?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.