filmes-de-ficcao-cientifica

Os 7 MELHORES filmes de ficção científica para assistir em 2023

Gênero está em alta nos cinemas neste ano

Do clássico ao mainstream, os filmes de ficção científica são adorados pelos fãs de cinema. Não à toa, o gênero contempla diferentes vertentes dentro da indústria. Assim, cineastas de todas as classes já estiveram envolvidos com longas que imaginam um mundo a frente do tempo em que vivem. Com boas narrativas, efeitos visuais impecáveis e direção precisa, a ficção científica eleva os padrões do cinema há muitas gerações.

De George Méliès à George Lucas e de 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) à Duna (2021), os filmes de ficção científica compreendem a invenção do cinema como poucos gêneros o fazem. Além disso, fornecem vislumbres do que o futuro pode reservar. Claro que, em muitos casos, de forma exagerada.

Portanto, selecionamos os melhores filmes de ficção científica que chegaram ao cinema ou ao streaming em 2023. No total, sete projetos conquistaram um espaço especial entre o público e a crítica. Confira abaixo.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Substitutos

2023 ‧ Fantasia ‧ 1h 36m – ONDE ASSISTIR: HBO Max.

Como primeiro filme da lista de 7 filmes de ficção científica que estrearam em 2023, Substitutos acompanha a jornada de Faye, uma mulher que decide transferir a consciência do marido para um android. Contudo, ela logo descobre que a inteligência artificial não é capaz de substituir seu verdadeiro amor e acaba entrando em uma inesperada trama de perseguição.

O elenco completo conta com Robbie Amell, Jordana Brewster, Sam Worthington, Simu Liu, Alicia Sanz e mais. O filme está disponível no catálogo da HBO Max.

Jung_E

2023 ‧ Ficção científica/Ação ‧ 1h 39m – ONDE ASSISTIR: Netflix.

Com direção de Yeon Sang-ho (Invasão Zumbi), Jung_E chegou ao catálogo da Netflix com a proposta de ser a nova ficção científica sul-coreana da plataforma. Em poucos dias, o filme ocupou o ranking de Top 10 da Netflix em muitos países através do mundo. Na trama, a Terra deixa de ser habitável por causa das mudanças climáticas.

Apesar do sucesso, Jung_E dividiu a opinião do público e dos especialistas. No IMDb, o filme contabilizou 5,4 estrelas após mais de mil votos. No Rotten Tomatoes, a produção recebeu 64% de aprovação entre a crítica. Portanto, o novo hit da Netflix conquistou uma recepção muito mista.

Hypnotic

2023 ‧ Thriller/Mistério ‧ 1h 33m – ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video e HBO Max.

Além de ficção científica, o filme também traz ação e suspense na medida certo. Em suma, Hypnotic conta com Ben Affleck no papel de um detetive que se envolve na investigação de uma série de roubos em larga escala. Ao mesmo tempo, ele descobre que a própria filha pode estar envolvida no caso.

A Cratera

2023 ‧ Aventura/Infantil ‧ 1h 45m – ONDE ASSISTIR: Disney+.

A Cratera é o típico filme de ficção científica da Disney: amadurecimento infanto-juvenil. Na trama, o jovem Caleb Channing decide sair da capsula lunar na qual fora criado a vida inteira pelo pai. Ele, então, passa a explorar outras regiões da lua.

Ao lado dos amigos, ele descobre uma grande cratera. Agora, eles precisam conhecer o local e descobrir de que forma ela surgiu. O filme está disponível no Disney+.

65: Ameaça Pré-Histórica

2023 ‧ Ficção científica/Ação ‧ 1h 33m – ONDE ASSISTIR: HBO Max. Ou ainda, alugue na Apple TV, ou no Google Play Filmes e TV.

O filme 65 chegou aos cinemas do Brasil no dia 9 de março de 2023. Com os diretores Scott Beck e Bryan Woods, de Um Lugar Silencioso, o projeto acompanha o piloto de outra galáxia que cai em um planeta distante. Na trama, apenas dois personagens sobrevivem e precisam lidar com um planeta Terra pré-histórico.

65 ainda conta com produção de Sam Raimi. Além de Adam Driver, Ariana Greenblatt (Amor e Monstros) estrela o elenco do filme. Por fim, o filme de ficção científica está disponível no catálogo da HBO Max.

Infinity Pool

2023 ‧ Terror/Ficção científica ‧ 1h 58m

Em Infinity Pool, a ficção científica caminha para aspectos de filme de terror. Em suma, a trama acompanha James e Em, um casal que se hospeda em um resort para aproveitar as férias. Contudo, a sedutora e misteriosa Gabi os envolve em uma cultura repleta de violência, hedonismo e horror.

O elenco completo conta com Alexander Skarsgård, Mia Goth e Cleopatra Coleman.

Transformers: O Despertar das Feras

2023 ‧ Ação/Ficção científica ‧ 2h 7m – ONDE ASSISTIR: Cinema.

Como sétimo filme da franquia, o longa-metragem apresenta Optimus Primal ao lado de Mirage, um novo personagem para o universo dos Autobot. Com direção de Steven Caple Jr., além disso, a produção também revela Scourge, o novo vilão da franquia. Por fim, a trama ambienta os anos 1994 em Nova Iorque. Contudo, o filme também terá cenas no México e no Peru.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.