BOMBA: Oscar pode excluir filmes de streaming como Netflix e HBO

BOMBA: Oscar pode excluir filmes de streaming como Netflix e HBO

Agora é oficial: Filmes de streaming, como Netflix, Amazon Prime Vídeo e HBO, que lançados exclusivamente nas plataformas e não no cinema, não poderão mais concorrer a Oscar. A modalidade “Academy Screening Room”, onde os curtas e longas tinham exibição online para os membros da Academia, terminou. Em suma, a justificativa é a reabertura das salas de cinema, de acordo com o painel de administradores. A decisão é da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

VEJA TAMBÉM:

Flexibilização: Filmes de streaming concorreram ao Oscar graças à pandemia

Por conta da pandemia que fechou os cinemas, houve uma flexibilização da norma nos últimos dois anos. Contudo, a regra agora volta a normalidade. Com isso, só poderão concorrer ao Oscar do ano que vem produções que estrearem nos cinemas entre o primeiro e o último dia de 2022.

Filmes de streaming só poderão concorrer se chegarem também às salas de cinema, ainda que por um breve período. Ademais, tal fenômeno ocorreu com os títulos Roma e O Irlandês. Para concorrer à estatueta de ouro mais cobiçada do mundo, as inscrições dos longas precisam ser feitas até o dia 15 de novembro.

Em suma, outra novidade que recebeu aprovação para a próxima edição do Oscar foi a alteração dos nomes das categorias de documentário. Agora, elas se chamam “Documentário em Longa-metragem” e “Documentário em Curta-metragem”. Ademais, na categoria “Melhor Canção Original”, apenas três canções por filme poderão ser enviadas para avaliação da Academia.

Além disso, os prazos para submissão das candidaturas para as categorias variam entre 3 de outubro e 15 de novembro. A data mais próxima para documentários e filmes internacionais, enquanto a mais distante para as categorias gerais.

A 95ª edição do Oscar está prevista para o dia 23 de março de 2023. Ademais, a apresentação da cerimônia caberá ao ator e comediante Chris Rock. Neste ano, Rock se envolveu em uma polêmica com o também ator Will Smith, fato que acabou vitaminando sua popularidade.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Arthur Machado

Arthur Machado

Arthur é formado em Comunicação Social e Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista do Sul IPA. Redator experiente, já atuou também como acessor de imprensa e repórter.