O filme Risco Total é baseado em fatos reais?

Risco Total é um filme de ação emocionante e divertido que é uma criação da imaginação dos cineastas ou é baseado em uma história real?

Risco Total (1993) é um filme de aventura e sobrevivência situado nas Montanhas Rochosas do Colorado, que conta a história de Gabriel “Gabe” Walker (Sylvester Stallone), um experiente alpinista e ex-guarda florestal que se vê em um confronto mortal com um grupo de criminosos internacionais.

Esses criminosos estão em busca de três malas contendo US$ 100 milhões em moeda não circulada. A partir disso, será que o filme tem alguma relação com uma história real? Descubra a seguir.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING?  e aproveite!

O filme Risco Total é baseado em fatos reais?

Embora ‘Risco Total’ não seja baseado em uma história real, há certos elementos que foram emprestados da vida real pelos cineastas. O autor americano Jeff Long afirmou que o enredo do filme se originou de seu romance ‘Anjos de Luz’, de 1987, que por sua vez foi inspirado em um incidente real que ocorreu em 1977.

Nesse incidente, uma aeronave que transportava grandes quantidades de maconha e cocaína caiu no Lago Merced, no Parque Nacional de Yosemite, levando a uma corrida para recuperar as drogas. No entanto, um dos coprodutores do filme, Gene Hines, refutou a afirmação de Jeff Long e disse que ele e John Long criaram o conceito do filme em 1985.

Hines apontou que Jeff Long não poderia reivindicar quaisquer direitos legais de exclusividade sobre o incidente de Yosemite, já que John Long estava presente no local quando o incidente ocorreu. Depois de algumas lutas legais, a produtora do filme deu compensações financeiras a Hines e outros, e John Long foi creditado por criar a premissa do filme.

O filme é notável pela sua representação do alpinismo, que recebeu respostas mistas da comunidade de escalada. Alguns elogiaram o filme por elevar a qualidade da representação de Hollywood da escalada, enquanto outros o criticaram por supostamente incutir uma falsa sensação de medo sobre o alpinismo no público em geral. A cena em que Sarah (Michelle Joyner) morre após seu arreio quebrar é particularmente controversa.

O lendário escalador Wolfgang Güllich inicialmente atuou como dublê de Stallone durante as cenas de alpinismo, mas depois de sua morte prematura em 1992, outro alpinista chamado Ron Kauk assumiu o papel. Stallone também dedicou-se a aprender as técnicas de alpinismo para o filme.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar