Qual o próximo filme que pode superar a bilheteria de Avatar 2?

Poucos filmes aparecem com um potencial tão grande

Avatar 2 precisou de apenas um mês para conseguir arrecadar mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria. Um feito incrível que só James Cameron conseguiu fazer três vezes ao longo da história do cinema. Um efeito que deve ser difícil de repetir ao longo dos próximos anos, ainda mais sem grandes perspectivas para o que tem por aí.

Alguma estreia de 2023 pode conquistar o mesmo impacto que Avatar 2 fez em termos de bilheteria? Bom, na verdade é muito improvável que algum filme repita o grande trabalho de James Cameron. Talvez em 2025 e 2026, com Vingadores: Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas. Mas, a curto prazo, difícil imaginar.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

Por que nenhum filme de 2023 pode bater a bilheteria de Avatar 2?

O que faz uma grande bilheteria nos cinemas? O que tornou Avatar 2 o grande sucesso do final de 2022 e do início de 2023? Em suma, somente seis filmes quebraram o recorde de 2 bilhões de arrecadação. Em ordem: Avatar, Vingadores: Ultimato, Titanic, Avatar: O Caminho da Água, Star Wars: O Despertar da Força e Vingadores: Guerra Infinita.

Dos seis, três pertencem a universos muito consolidados na indústria do cinema. Star Wars existe desde a década de 1970 e praticamente construiu tudo que imaginamos sobre a cultura pop. A estreia de O Despertar da Força marcou o retorno da franquia aos cinemas. A Marvel, por outro lado, aproveitou o fenômeno de outras franquias e desenvolveu o próprio universo durante uma década para conseguir chegar onde chegou. E só o fez a partir de um grande desfecho.

Contudo, os outros três filmes também tem algo em comum: a direção de James Cameron. Titanic, Avatar e Avatar 2 foram obras de James Cameron, o grande “bilionário” da indústria do cinema. Portanto, chegar aos 2 bilhões de dólares em bilheteria implica em ao menos três fatores:

  1. Realizar a volta de uma das maiores franquias de todos os tempos;
  2. Construir um universo e desenvolver o desfecho dele 10 anos depois;
  3. Simplesmente ser James Cameron.

Se olharmos para o cinema em 2023, nenhum filme compreende algum desses três fatores. Portanto, nenhuma estreia pode competir com o que foi Avatar 2. Mesmo assim, algumas estreias prometem recordes de bilheteria. Obras como Super Mario Bros., Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, A Pequena Seria e Velozes e Furioso 10 podem ser os grandes nome do ano.

Contudo, a grande aposta fica com Guardiões da Galáxia Vol. 3, o filme que pode se aproximar da bilheteria de Avatar 2. Isso porque ele reúne a construção de um grande universo com o desfecho de uma trama muito querida pelo público. Portanto, o filme de James Gunn pode ser a maior bilheteria de 2023. Mas, não deve alcançar os 2 bilhões de dólares em arrecadação.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma matéria.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar