Minha Série Favorita
Notícias, spoilers e críticas de filmes e séries, no streaming, cinema e TV.

Qual é o filme mineiro que vai representar o Brasil no Oscar 2023?

Marte Um, do mineiro Gabriel Martins foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes e representará o Brasil no Oscar 2023.

0

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O filme Marte Um, do mineiro Gabriel Martins, foi o selecionado para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional, no Oscar 2023. A decisão foi anunciada nesta semana pela Academia Brasileira de Cinema e Artes. 

No total, 28 filmes concorreram para participar da 95ª edição da premiação anual, prevista para acontecer em 12 de março de 2023. Além de Marte Um, cinco filmes foram pré-selecionados, sendo eles “A Mãe”, “A Viagem de Pedro”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma”. 

De acordo com Bárbara Cariry, presidente da comissão,

“A escolha do filme para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão importante do júri e democrática. Marte Um trata de afeto e de esperança, além da possibilidade de seguir sonhado em meio a tantas dificuldades políticas e econômicas. O longa sintetiza bem o cinema nacional, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizada hoje, representando a diversidade do país”  

Filme teve inspiração política

Segundo o Produtor do filme, Thiago Macêdo Correia, o diretor o procurou com a ideia para “Marte Um” quando o país estava no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

O filme foi feito por causa de um fundo público de 2016. Este era direcionado aos diretores negros e às narrativas de temática negra com o intuito de levar às telas cineastas de grupos minoritários. Fizemos o longa em outubro de 2018, durante as eleições, o que também influenciou na narrativa. Não tínhamos ideia do que viria depois”, disse o produtor. 

Trailer de Marte Um

Sobre Marte Um

O longa foi gravado em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em suma, conta a história de um menino negro no interior de Minas Gerais. Ele é filho de um porteiro e uma diarista, que sonha virar astronauta da Nasa. Portanto, o garoto passa o dia assistindo palestras e vídeos sobre astronomia na internet. 

Com produção da Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou, em janeiro, no Festival de Sundance (EUA). Chegando aos cinemas brasileiros no último dia 25. O filme já recebeu quatro prêmios no Festival de Gramado. Sendo o de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Prêmio Especial do Júri e Melhor Trilha Musical. 

Por fim, Marte Um, é o segundo filme do cineasta Gabriel Martins. O primeiro solo, sem a parceria de Maurilio Martins, com quem fez “No coração do Mundo”

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar