marte um

Qual é o filme mineiro que vai representar o Brasil no Oscar 2023?

Marte Um, do mineiro Gabriel Martins foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes e representará o Brasil no Oscar 2023.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O filme Marte Um, do mineiro Gabriel Martins, foi o selecionado para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional, no Oscar 2023. A decisão foi anunciada nesta semana pela Academia Brasileira de Cinema e Artes. 

No total, 28 filmes concorreram para participar da 95ª edição da premiação anual, prevista para acontecer em 12 de março de 2023. Além de Marte Um, cinco filmes foram pré-selecionados, sendo eles “A Mãe”, “A Viagem de Pedro”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma”. 

De acordo com Bárbara Cariry, presidente da comissão,

“A escolha do filme para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão importante do júri e democrática. Marte Um trata de afeto e de esperança, além da possibilidade de seguir sonhado em meio a tantas dificuldades políticas e econômicas. O longa sintetiza bem o cinema nacional, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizada hoje, representando a diversidade do país”  

Filme teve inspiração política

Segundo o Produtor do filme, Thiago Macêdo Correia, o diretor o procurou com a ideia para “Marte Um” quando o país estava no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

O filme foi feito por causa de um fundo público de 2016. Este era direcionado aos diretores negros e às narrativas de temática negra com o intuito de levar às telas cineastas de grupos minoritários. Fizemos o longa em outubro de 2018, durante as eleições, o que também influenciou na narrativa. Não tínhamos ideia do que viria depois”, disse o produtor. 

Trailer de Marte Um

Sobre Marte Um

O longa foi gravado em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em suma, conta a história de um menino negro no interior de Minas Gerais. Ele é filho de um porteiro e uma diarista, que sonha virar astronauta da Nasa. Portanto, o garoto passa o dia assistindo palestras e vídeos sobre astronomia na internet. 

Com produção da Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou, em janeiro, no Festival de Sundance (EUA). Chegando aos cinemas brasileiros no último dia 25. O filme já recebeu quatro prêmios no Festival de Gramado. Sendo o de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Prêmio Especial do Júri e Melhor Trilha Musical. 

Por fim, Marte Um, é o segundo filme do cineasta Gabriel Martins. O primeiro solo, sem a parceria de Maurilio Martins, com quem fez “No coração do Mundo”

Ingrid Souza

Ingrid Souza

Jornalista formada pela Ulbra Canoas (março/2022) sob o registro profissional 0020711/RS e pós-graduanda em Comunicação e Marketing (Lato-Sensu UniRitter), Ingrid também é produtora de conteúdo, social media e assessora de imprensa.

Fã da leitura e escrita, ela ama maratonar séries e filmes. Não vive sem um bom café, e gosta de mudar a cor do cabelo. Se considero uma pessoa nostálgica e adora plot twists bem desenvolvidos.