2ª temporada de Fate: a Saga Winx

Por que Fate: A Saga Winx foi cancelada?

Netflix cancelou a série depois de duas temporadas

No início de novembro, a Netflix anunciou o cancelamento de Fate: A Saga Winx após duas temporadas. A notícia surgiu depois que Brian Young, showrunner da série, foi ao Instagram comunicar os fãs sobre o fim da série. Na postagem, o produtor demonstrou satisfação em dar vida a live-action da animação italiana Clube das Winx (2004-2019).

Embora longe do primeiro lugar, a produção ficou no Top 10 séries mais assistidas da Netflix durante cinco semanas. Inclusive, Fate: A Saga das Winx conquistou notas expressivas com a audiência. No site Rotten Tomatoes, a segunda temporada conta com 89% de aprovação com mais de 700 avaliações. Por outro lado, o conteúdo nunca decolou entre os especialistas. Por hora, a série tem 40% e 50% de aprovação nas duas primeiras temporadas.

Contudo, séries com menos índices de audiência e de crítica não foram canceladas pela Netflix. O que, afinal, culminou o final de Fate: A Saga das Winx? O serviço de streaming não anunciou de forma oficial sobre o cancelamento, mas alguns indícios sugerem os motivos por trás.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

Trailer oficial

Por que a Netflix cancelou Fate: A Saga das Winx?

Fate: A Saga das Winx foi cancelada apesar de contar com bons índices de audiência e um excelente apelo com o público. Contudo, o final da série demonstra um pouco do caminho que a Netflix seguiu em 2022 em relação ao próprio conteúdo.

Por se tratar de uma série de fantasia, A Saga das Winx exigiu um orçamento elevado em comparação com outras produções da Netflix. Portanto, a série precisava dar retorno em três áreas diferentes: audiência, financeira e assinantes. Para ter cancelado Fate: A Saga das Winx, o serviço de straming entendeu que a produção não alcançou os objetivos necessárias para merecer uma nova sequência.

Por outro lado, Fate: A Saga das Winx sofreu com críticas antes mesmo da estreia. A série da Netflix recebeu acusações de “embranquecer” os personagens em relação ao produtor original. Por exemplo, Musa tem origem no Leste Asiático na animação. Para a série, a produção escolheu uma atriz branca para interpretá-la. O mesmo aconteceu com Flora, uma fada latina no desenho.

Assim, Fate: A Saga das Winx começou a mudar o material original de forma corriqueira, o que causou um afastamento dos fãs da animação clássica. Em suma, foram tantas mudanças em relação ao material original que parecia até outro universo. Apesar disso, a audiência pareceu gostar de Fate e sentiu a dor da perda.

Por fim, as duas temporadas da série estão disponíveis na Netflix. Ainda há a expectativa de que o serviço de streaming retome alguma outra produção do universo, mas em outros formatos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.