fantasmas-do-abismo

Fantasmas do Abismo: Documentário que explora o Titanic está no TOP 10 da Netflix

Fantasmas do Abismo, lançado em 2003 pela Walt Disney Pictures e Walden Media, é um documentário dirigido por James Cameron, vencedor do Óscar pelo filme “Titanic” de 1997. O documentário, que recentemente alcançou o TOP 10 da Netflix, oferece aos espectadores uma visão única e detalhada do naufrágio do RMS Titanic. Através de uma expedição meticulosa e tecnologia de ponta, Cameron e sua equipe de cientistas conseguem captar imagens do famoso navio naufragado como nunca antes vistas.

A Expedição ao Titanic

Em agosto e setembro de 2001, Cameron e um grupo de cientistas organizaram uma expedição ao local dos destroços do RMS Titanic. Dividindo-se em dois submersíveis russos, eles conseguiram captar imagens mais detalhadas do que qualquer outra equipe anterior.

Com a ajuda de dois pequenos ROVs, apelidados de “Jake” e “Elwood”, o público pôde ver imagens do interior do Titanic e, com o auxílio de CGI, a aparência original do navio foi sobreposta nas imagens capturadas no leito marinho.

Ao longo da jornada, Cameron convidou seu amigo e ator Bill Paxton, que interpretou Brock Lovett no filme “Titanic” de 1997, para narrar o documentário a partir de sua perspectiva. O filme estreou em IMAX 3D e foi indicado para um prêmio da BFCA de Melhor Documentário. Os submersíveis Mir 1 e Mir 2 levaram a equipe de filmagem em 12 mergulhos ao longo da expedição.

A História

O documentário leva o público a uma viagem de volta ao local do naufrágio de 1912 do RMS Titanic, a bordo do navio de pesquisas russo Akademik Mstislav Keldysh. Com uma equipe de historiadores e especialistas marinhos, além de Paxton, Cameron embarca em uma aventura de volta ao local final de descanso de 1.517 pessoas que perderam a vida em 1912.

Usando tecnologia desenvolvida especificamente para a expedição, a equipe foi capaz de explorar quase todos os destroços, por dentro e por fora, de uma maneira sem precedentes. O documentário, feito para cinemas IMAX 3D e especialmente equipados com filmes em 35 mm 3D, leva o público a pontos não vistos desde o naufrágio e explora por que o navio continua a intrigar e fascinar o público.

Durante a filmagem, a equipe foi surpreendida pelas notícias dos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e ao Pentágono, o que levou a comparações e reflexões entre as duas tragédias.

O Elenco

Durante o filme, há recriações dos eventos discutidos usando representações em CGI do interior do Titanic. O elenco conta com nomes como Don Lynch, que interpreta o desenhista do Titanic Thomas Andrews, e Ken Marschall, que interpreta o presidente J. Bruce Ismay, entre outros.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".