- Publicidade -

Em que ano passou a novela O Clone na Globo?

Você lembra em que ano passou a novela O Clone na Globo? Agora sendo reprisada, a trama de Gloria Pérez passou há 20 anos atrás. Na verdade, a novela começou a ser exibida no horário das 20h no dia 1 de outubro de 2001. O último capítulo foi ao ar no dia 14 de junho de 2002. Ao todo, foram 221 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia 15 de junho.

- Publicidade -

Na época, a novela abordou um tema que até mesmo nos dias de hoje é uma grande polêmica: a clonagem humana. Ao mesmo tempo que a trama abordava um tema tão futurístico, parte da história era remitida ao passado, especialmente ligado a uma cultura tão tradicional quanto à marroquina.

A novela contava com dois núcleos, um no Brasil e outro em Marrocos. Inclusive, parte das cenas foram gravadas no país africano. Escrita por Glória Perez, com direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, teve direção geral de Mário Márcio Bandarra, Marcos Schechtman e Jayme Monjardim, também diretor de núcleo.

Elenco de O Clone

O elenco de O Clone incluía atores de grande sucesso, como Murilo Benício, que interpretou os irmãos gêmeos Lucas e Diogo, e o clone de Diogo, Léo. Sua amada Jade, interpretada pela bela Giovanna Antonelli. Jade casou-se com Said, interpretado por Dalton Vigh.

- Publicidade -

Além desses, o elenco contava com grandes nomes, como Juca de Oliveira, Reginaldo Faria, Vera Fischer, Stênio Garcia, Dalton Vigh, Daniela Escobar, Nívea Stelmann, Karina Bacchi e Carla Diaz.

Quem era Carla Diaz em O Clone

carla diaz o clone

Carla Diaz recentemente interpretou Suzane von Richthofen, nos filmes originais da Prime Vídeo “A Menina que Matou os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais“. Na época da novela, ainda era uma criança. Interpretou a menina Khadija, filha de Jade e Said. Sua personagem ficou famosa com seu bordão Insha’Allah, expressão árabe que quer dizer “se Deus quiser”.

- Publicidade -

Quem é a segunda esposa de Said?

Ranya o clone

Ranya foi a segunda esposa de Said, interpretada por Nívea Stelmann. Said se casou com Jade e juntos tiveram a filha Khadija. Após, ele casou-se também com Ranya, que era rival de Jade, pois queria tomar seu lugar de primeira esposa. Ranya deu a luz ao filho homem de Said, ao qual a filha Khadija tinha bastante ciúme.

Curiosidade sobre a novela O Clone

- Publicidade -

No final de janeiro de 2002, parte do elenco foi diagnosticado com dengue, incluindo Stênio Garcia, Elizângela e Reginaldo Faria. Para compensar o tempo perdido, o elenco gravou durante o Carnaval. Além disso, a novela também abordou o assunto da dengue e mostrou como se prevenir.

Resumo de O Clone

Primeira fase (início dos anos 1980)

Leônidas Ferraz é um empresário viúvo com uma vida resumida aos seus negócios, pai de gêmeos idênticos: Diogo e Lucas. Após a morte de sua mãe na cidade do Rio de Janeiro, onde moravam, a jovem muçulmana marroquina Jade volta para a cidade marroquina de Fez para viver com seu tio Ali, que também cuida de outra sobrinha, Latiffa.

- Publicidade -

Seguidor fiel das tradições muçulmanas, Ali busca encontrar bons maridos para as sobrinhas. Diogo e Lucas vão passar uns dias em Fez junto com o padrinho de Diogo, o geneticista Augusto Albieri. Os irmãos conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete e passam juntos uma noite de amor.

Visitando a casa de Ali, um grande amigo de Albieri, Lucas conhece e se apaixona perdidamente por Jade, sendo correspondido, mas são impedidos de ficarem juntos, devido aos costumes muçulmanos, já que Ali quer que Jade se case com Said. Ela se recusa, pois não aceita as tradições muçulmanas e se dispõe a fugir de seu país para se casar com Lucas no Rio de Janeiro. Eles passam a viver uma história de amor encontrando-se perigosamente às escondidas.

Ainda em Fez, Diogo é apresentado pelo pai a Yvete, descobrindo que ela é a namorada desconhecida de seu pai e imediatamente a reprova. Yvete não se entrega e cria intrigas para continuar com Leônidas que decide apoiar a namorada. Brigado com o pai, Diogo volta ao Rio de Janeiro e acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero. Leônidas, arrasado e cheio de remorsos, distancia-se de Yvete.

Jade foge

Lucas ainda está em Fez, e como Latiffa se casou com Mohamed, irmão de Said, e se mudará com ele para o Rio de Janeiro, Jade recebe autorização para ir com eles e Lucas. Lá, Lucas decide se casar com ela e levá-la para a casa do pai, mas Leônidas o proíbe. Jade então foge da casa de Latiffa e envia uma carta à casa de Ali em Fez dizendo-lhe que nunca mais voltará. Desesperado, Lucas diz que o casamento é impossível naquele momento.

Sem alternativa, Jade volta para Fez e aceita se casar com Said. Mesmo apaixonado por Jade, ele a faz sofrer muito. Depois de mais uma tentativa de fuga com Lucas frustrada, Jade vê que é impossível fugir, e chega à conclusão de que Deus não destinou realmente Lucas à sua vida e rompe com ele.

Jade sofre muito no casamento, com a dominação e frieza de Said, e passa a ser uma péssima esposa e dona de casa. Enquanto isso, Albieri também se abala muito com a morte do afilhado e resolve criar um clone humano com células de Lucas para assim “retrazer Diogo”.

As células de Lucas são acidentalmente usadas para inseminar Deusa, uma mulher que sonha em ser mãe. Acreditando ter feito uma inseminação artificial comum, Deusa dá à luz ao filho sem saber que é um clone. Albieri acaba se afeiçoando enormemente ao filho de Deusa; sua obsessão pelo garoto a assusta, que decide ir embora com o filho de volta para a sua cidade, Belém.

Segunda fase (2001)

Jade ainda está casada com Said, mas nunca esqueceu Lucas completamente. Said e Jade tiveram uma filha, Khadija. Said casa-se posteriormente também com a jovem Ranya e tem um filho com ela. Jade fica muito feliz com isso, pois pode convencê-lo a se separar, mas ele não a ouve e só a faz sofrer. Em outro momento, em um ato de fúria com Jade, ele a repudia três vezes, o que significa divórcio, mas se arrepende. No entanto, pelos costumes muçulmanos o marido só pode voltar atrás nessa decisão caso arranje um outro marido para sua mulher, para que este também a repudie.

Said então solicita ao amigo Zein, um mulherengo convicto, que se case de fachada com Jade por um dia, para que ela possa voltar para ele depois. Zein se apaixona por Jade, assim tornando-se mais um disputando seu amor. Já Lucas casou-se a bela e fria Maysa, com quem teve uma filha, Mel, que desenvolve sérios problemas com drogas.

Léo reencontra Albieri ocasionalmente nos Lençóis Maranhenses. Ele acompanha o padrinho em uma viagem a Fez, onde Albieri visitará seu amigo Ali. Lá, Léo conhece Jade e se apaixona por ela, e vem a disputar com Lucas o amor de Jade. Quando o clone é descoberto, Leônidas briga na justiça com Deusa pela paternidade de Léo, que entra em desespero alegando não saber nada sobre a clonagem e fica horrorizada ao saber que ele não é seu filho biológico.

Enfim, curtiu a matéria?

Convidamos você a nos seguir no TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Créditos da imagem: Reprodução / Globo.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar