em-busca-de-mim

O filme Em busca de mim é baseado em fatos reais?

Afinal, será que o filme que narra a história de Sara é baseado em fatos reais? Abaixo, confira os detalhes de Em busca de mim.

Com a direção de Michiel van Erp, Em busca de mim (2022), da Netflix, conta a história de Sara (Elise Schaap), uma mulher recém-divorciada que chega à ilha vulcânica Stromboli. Ela se sente sem direção na vida e está perpetuamente bêbada. Depois de perder o dinheiro e o telefone, ela destrói a casa que estava alugando e é despejada.

Sentindo-se faminta e privada de sono, ela acaba em uma igreja, onde encontra um homem chamado Jens (Christian Hillborg). Após saber que Sara não tem para onde ir, Jens a leva para o Retiro Do Medo ao Amor do qual ele faz parte. Embora ela fique inicialmente confusa sobre as coisas que acontecem ao seu redor no retiro, Sara logo começa sua jornada em direção à cura, introspeccionando seu passado e presente.

A narrativa de Em busca de mim é tranquila e impactante e incentiva seu público a enfrentar a dor e o trauma em suas próprias vidas. E se isso fez você se perguntar se o filme é baseado em eventos reais, descubra a seguir.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Em busca de mim é uma história verdadeira?

Sim. O filme se baseia em uma história real. Van Erp desenvolveu o filme a partir de um roteiro de Roos Ouwehand e Paula van der Oest, que adaptaram o roteiro do livro semi-autobiográfico de 2018 da autora holandesa Saskia Noort de mesmo nome. Conhecido principalmente como um romancista de suspense policial, o filme marca a incursão de Noort no livro de memórias e na escrita tradicional.

No livro de Noort, Sara é uma jornalista e escritora que aparentemente tem uma vida perfeita com o marido e dois filhos. Mas essa projeção acaba se despedaçando quando ela sai de seu casamento por causa do alcoolismo de seu marido e suas lutas com seus horrores passados – Sara foi estuprada quando era adolescente. Após a separação, Sara logo se vê alienada por seus amigos e vizinhos. Estes são alguns dos aspectos que Noort tirou de sua própria vida, incluindo o estupro.

“Hesitei em escrever sobre minha experiência juvenil”, disse o autor em uma entrevista. “Pensei: todo mundo dirá que eu fiz isso por interesse comercial. Mas isso é c**p total.” Apesar dos aspectos autobiográficos da história, Noort afirma que seu livro é em grande parte fictício. “O homem que deixou Sara não era meu marido”, disse ela. “Eu tive que apontar isso para os meus filhos. E eu direi aos outros o mesmo: esta não é uma cópia em carbono de você, ou de mim.”

O que está em alta na Netflix? Veja o TOP 10 de filmes e séries

Noort continuou: “Eu agucei um pouco os eventos e os misturei com histórias sobre os outros. Mas uma parte das coisas com as quais tenho lutado certamente está lá. Como o silêncio prolongado em relação ao meu marido e pais. Eu tinha medo de machucá-los; muitas pessoas consideram que um estupro é sobre eles. No caso do meu pai e da minha mãe, decidi por eles que se sentiriam culpados e me perguntariam como poderiam ter evitado isso. Eu tinha medo de que eles me arrastassem para a polícia ou atacassem o agressor.”

Em uma entrevista com Het Parool, van Erp revelou que viu o filme com Noort, e ambos acabaram chorando. Uma diferença fundamental entre o livro e o filme é que o tempo de Sara no Retiro Do Medo ao Amor aparece na última seção do romance, enquanto compõe a maior parte da narrativa do filme, já que foi isso que inicialmente atraiu o cineasta.

“É um mundo que tenho acompanhado muito no meu trabalho documental”, disse. “Eu experimentei e filmei tudo, desde cursos de cura até homens que perderam a masculinidade. Muitas vezes é engraçado, mas também comovente e, acima de tudo, muito corajoso. Acho muito comovente o quão longe as pessoas às vezes vão para resolver seus problemas.”

Então, para resumir tudo, Em busca de mim se baseia em uma história real e tem uma quantidade significativa de elementos autobiográficos. Entretanto, esses elementos passaram por um processo de ficcionalização pelo menos duas vezes.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.