b.b king

Elvis: Quem foi B.B King?

No filme Elvis, um dos personagens que possui uma amizade com o Rei do Rock é o B.B King. Saiba quem foi o cantor.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

No filme Elvis de Baz Luhrmann, que atualmente está em cartaz nos cinemas, mostra a amizade de Presley com B.B King. O cantor o conheceu antes da fama, mas o papel apesar de ser coadjuvante interpretado pelo ator Harrison Jr. é necessário para retratar o cenário cultural dos anos 1950. 

Na produção, o Rei do Rock é visto diversas vezes ao lado de B.B King, porém alguns especialistas dizem que a amizade não passa de atuação. As cenas do filme mostram os dois astros saindo juntos, frequentando os mesmos lugares. 

Entretanto, gerou bastante discussão sobre como realmente era a amizade dos dois e se realmente havia uma. Algumas pessoas alegam que Elvis se apropriou das músicas da comunidade negra. 

Quem foi B.B King?

De toda a história do blues, B.B. King foi um dos artistas mais importantes do estilo musical. Riley Ben King nasceu em Indianola, no Mississippi, em 16 de setembro de 1925.

Sua carreira musical iniciou em 1948, quando participou de um programa de rádio de Sonny Boy Williamson, em Memphis. Seu apelido era Blues Boy King, até ser abreviado para B.B. King.

Ademais, ele foi autor de clássicos conhecidos como “The thrill is gone”, “Three O’Clock Blues”, “How Blue Can You Get” e “Rock me Baby”. Uma curiosidade é que o cantor conheceu o Brasil, onde tocou em Brasília duas vezes.

O cantor, compositor e guitarrista, morreu em 2015 aos 89 anos de idade.

A Relação de B.B King e Elvis no Filme

No longa mostra que Elvis cresceu em uma comunidade pobre e negra em Tupelo, Mississippi, onde foi inspirado e influenciado musicalmente através de canções gospel, jazz e blues. 

Em 1948, aos 14 anos, sua família se muda para Memphis, onde começou a fazer covers do que era conhecido à época de black music.

Até os 18 anos, Elvis viveu com a família em Lauderdale Courts, um complexo de apartamentos próximo a Beale Street, rua conhecida por ser ponto de encontro de grandes artistas do blues e jazz. No local é onde os cantores se encontram pela primeira vez.

No longa, os músicos eram amigos e confidentes, sendo que B.B King era uma das poucas pessoas honestas com o Rei do Rock. Apesar de frequentarem os mesmos círculos e terem respeito um pelo trabalho do outro, ambos não passavam de colegas licenciados pela Sun Records.

A Verdade sobre a amizade de Elvis e B.B King

B.B King falou sobre sua convivência com Elvis em entrevista para o jornalista Charlie Rose, em 1996. Segundo ele: “geralmente estava no estúdio praticando, com frequência” e teria assistido algumas vezes as gravações do cantor de blues, mas nunca chegou a questioná-lo o porquê. Na conversa, elogiou o trabalho do colega, mas não houve menção sobre uma profunda amizade.

Anos depois, em 2010, King comentou sobre a afinidade com Presley por terem nascido “pobres no Missisippi, passarem por uma infância pobre e aprenderem a conquistar seu próprio caminho através da música” em entrevista à San Antonio Examiner. 

Não é exclusivo do negro ou do branco ou de qualquer outra cor. É compartilhado em e por nossas almas. Eu disse isso a Elvis uma vez, e ele me disse que se lembrava que eu lhe disse isso, é que ‘música é como água. A água é para cada pessoa viva e cada coisa viva”, disse King.

Ele também falou sobre as apresentações que realizaram juntos, dizendo que costumavam acabar na suíte de Elvis após os shows, conversando e tocando.

Eu tocava Lucille (o nome que deu para a sua guitarra Gibson) e cantava com Elvis, ou nos revezávamos. Naquele momento, éramos os Blues Brothers originais porque aquele homem conhecia mais músicas de blues do que a maioria no ramo“, detalhou.

Por fim, através das declarações, não fica exatamente claro se Elvis Presley e B.B King tiveram uma grande amizade ou se a relação era mais profissional devido ao estilo musical dos dois.

Trailer de Elvis

Ingrid Souza

Ingrid Souza

Jornalista formada pela Ulbra Canoas (março/2022) sob o registro profissional 0020711/RS e pós-graduanda em Comunicação e Marketing (Lato-Sensu UniRitter), Ingrid também é produtora de conteúdo, social media e assessora de imprensa.

Fã da leitura e escrita, ela ama maratonar séries e filmes. Não vive sem um bom café, e gosta de mudar a cor do cabelo. Se considero uma pessoa nostálgica e adora plot twists bem desenvolvidos.