Elementos: como animação passou de bomba a grande sucesso?

Durante um breve período de 2023, boa parte dos espectadores poderiam jurar que a animação Elementos se tornaria a maior bomba da história da Pixar. Logo quando estreou, o filme pareceu muito tímido em termos de audiência e bilheteria. No entanto, algo inesperado aconteceu.

Em uma cidade onde os moradores fogo, água, terra e ar vivem juntos, uma jovem impetuosa e um rapaz que apenas segue o fluxo vão descobrir algo elementar: o quanto eles têm em comumdiz a sinopse oficial.

Em suma, Elementos estreou em junho de 2023 com a história de Ember e Wade. A trama teve direção de Peter Sohn, cineasta que se inspirou na própria infância para criar o roteiro. De acordo com ele, a animação apresenta uma gama de aspectos culturais que remetem ao Bronx, em Nova York, durante os anos 1970.

Abaixo, assista ao trailer oficial de Elementos.

Como Elementos passou de bomba a grande sucesso?

O primeiro final de semana de estreia de Elementos causou um grande alerta para a Pixar. Aquela altura, todos sugeriram um caminho desanimador para um dos principais estúdios de animação da indústria. De acordo com o Screen Rant, os primeiros dias de exibição renderam a Elementos apenas US$ 45 milhões ao redor de todo o mundo.

Inclusive, o lançamento de Elementos representou a segunda pior abertura da história da Pixar em termos de animação. Só ficou a frente de Toy Story, de 1995, filme que era considerado uma aposta para a época. O estúdio ainda não era nem perto do que se tornou anos no futuro.

Os prognósticos eram claros: Elementos estava morto. Seria o maior fracasso da Pixar. Ainda pior do que O Bom Dinossauro, de 2015. Analistas do mundo inteiro tentaram entender o que aconteceu. Marketing falhou? O estúdio perdeu o brilho? O que teria acontecido com a Pixar?

As semanas foram passando e Elementos começou a demonstrar sinais vitais. Além disso, o cinema não apresentava outras exibições voltadas para a família e para o público infantil. Ou seja, não existia competição alguma para o projeto da Pixar.

Sem nenhum rival com o mesmo peso, e com notas positivas de crítica e de público, Elementos ressurgiu. Após um bom marketing ‘boca a boca’, a animação viu os índices de bilheteria aumentarem proporcional nas semanas seguintes. Assim, Elementos terminou a sua jornada nos cinemas com incríveis US$ 484 milhões, um sucesso retumbante para a Pixar. Mais do que o dobro dos custos de produção.

Por fim, Elementos recém começou uma nova jornada. O filme agora está disponível no catálogo do Disney+.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar