Dorama: Você Sabe O Que É Essa Febre Que Conquistou Os Brasileiros?

Com esse artigo tentaremos responder essa pergunta e quem sabe aguçar a sua curiosidade para assistir algum dos tantos disponíveis nos serviços de streaming.

É provável que você já tenha escutado o termo dorama. Bom, se ainda não, certamente após ler esse artigo, passará a enxergar com frequência algo a respeito. Afinal, eles são a febre do momento entre os jovens assinantes das plataformas de streaming. Mas, o que são doramas? Do que se alimentam? O Minha Série Favorita te explica!

Dorama é um termo popularmente utilizado para classificar um tipo de série produzida do outro lado do mundo. Sobretudo no Japão, mas igualmente com boas opções vindas da Coreia do Sul, China, e até mesmo da Tailândia. A nomenclatura nasceu a partir de uma questão cultural. Isso porque a pronúncia da palavra ‘drama’ na boca dos japoneses virou dorama. E assim ficou.

LEIA TAMBÉM:

Nem toda série oriental pode ser considerada um dorama

Antes de mais nada é importante diferenciar, já que há diferentes tipos de doramas. Assim, não só de drama vive um dorama. Isso porque o estilo abrange outros gêneros como comédias românticas, aventuras, histórias de época, até mesmo terror, entre outras. Entenda os estilos:

  • Jidaigeki: produções de época, doramas que se ambientam em períodos históricos japoneses.
  • Getsuku: normalmente são produções mais românticas, ao estilo de uma novela das nove.
  • Taiga dramas: são doramas de época como os Jidaigeki, mas por contarem com um grande orçamento, ficam mais tempo no ar.
  • Trendy dramas: são produções que focam no cotidiano.

Diferenças culturais, diferentes produções

As diferenças entre os países que produzem também influenciam não só na nomenclatura, mas também nos conteúdos. Cada um tem a sua marca registrada. Apesar de, Japão e Coreia do Sul estarem entre os maiores produtores, possuem culturas muito diferentes. Por isso, por mais que um possa se inspirar no outro, uma série coreana não vai necessariamente abordar os temas de uma produção japonesa.

Seguindo a linha do sucesso do K-pop, os sul-coreanos chamam suas séries de K-drama. Assim como também existem os T-doramas, produções da Tailândia, e os C-doramas, da China. Visualmente, apresentam muita semelhança, como atores jovens em papeis de destaque, mas isso não é uma regra.

Queridinhos do público

Febre no mundo, alguns doramas são vistos como unanimidades entre o público. É o que apontam os streamings onde as produções estão nos catálogos. Separamos algumas para você conhecer:

Alice In Borderland

Muito elogiada, a série da Netflix conta a história de um jovem e seus amigos que foram transportados para um mundo paralelo. Lá são obrigados a participar de diversos jogos mortais. Assim, além de tentar sobreviver, eles devem procurar o caminho de volta para casa.

Round 6

A Netflix acertou em cheio ao lançar essa série. Round 6 deu o que falar. Conhecida também como Squid Game, a produção conta a história de um grupo de pessoas com dificuldades financeiras. Na esperança de conquistar um prêmio bilionário, aceitam participar de alguns jogos. Mas o que eles não sabem é que para ganhar terão que escapar da morte.

Flor do Mal

Produção sul-coreana traz a história de uma detetive que descobre a verdadeira identidade de seu próprio marido, enquanto investiga uma série de assassinatos. A série está disponível na plataforma Viki.

Jardim de Meteoros

A série chinesa, disponível na Netflix, acompanha uma jovem universitária focada exclusivamente aos estudos. Porém, acaba descobrindo um novo amor e um mundo cheio de obstáculos.

Switched

Aqui duas jovens com vidas muito diferentes mudam de corpo. Uma delas é popular e está dentro dos padrões, já a outra é tímida e não se relaciona bem com a turma. Com a troca, elas começam a entender melhor os desafios e dificuldades uma da outra. Você pode assistir a série na Netflix.

Dorama brasileiro?

Sim! A HBO Max será o primeiro serviço de streaming a produzir um dorama para chamar de nosso. Além do Guarda-Roupa, está em processo de gravação, no bairro de Bom Retiro, em São Paulo. O local foi escolhido por reunir uma grande parcela da comunidade coreana no Brasil, com lojas típicas, e ainda por sediar o Festival de Cultura Coreana. A série conta com quatro artistas de K-Pop.

“Este é nosso primeiro dorama brasileiro e acreditamos muito nesta nova produção, pois sabemos que há milhares de fãs da cultura coreana na América Latina. Todo o cuidado e a garantia de qualidade, característicos das produções Max Originals, podem ser esperados em Além do Guarda-Roupa. Contar com a participação de jovens talentos do K-pop traz ainda mais autenticidade e realidade desta cultura especial à produção”, afirma Tomás Yankelevich, Chief Content Officer de General Entertainment da Warner Bros. Discovery.

VEJA TAMBÉM: HBO Max lança seu primeiro dorama brasileiro Além do Guarda-Roupa

A série acompanha Carol, uma menina de 17 anos, brasileira, aspirante a bailarina e que quer distância de tudo que vem da Coréia. Afinal, ela foi abandonada pelo seu pai coreano. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando descobre um portal mágico em seu armário. Ele dá acesso ao dormitório do ACT, o maior grupo de k-pop do mundo. Assim, ela tem seu espaço invadido por ídolos. Entre sonhos, aventuras, música, encontros e desencontros culturais, ela descobrirá um lado de si mesma que nunca tinha imaginado.

Com estreia prevista para 2023, o seriado contará com a estreante Sharon Blanche, filha de imigrantes coreanos, no papel principal. Já os integrantes da banda de k-pop serão interpretados por Kim Woo Jin (ex-integrante do grupo Stray Kids); Jin Kwon (do Newkidd), Jae Chan e Lee Min Wook.

Onde assistir doramas?

De fato, a Netflix ficou conhecida pela ‘casa’ mais famosa dos doramas. Isso porque nos últimos anos passou a investir pesado nas produções. Uma prova disso é Round 6 e Profecia do Inferno e Vincenzo, séries sul-coreanas, que se destacaram entre o público em 2021.

No catálogo também é possível assistir títulos como Boys Before Flowers, assim como sucessos contemporâneos como Pousando no Amor e O Mito de Sísifo. Além disso, há também produções chinesas, como Entre a Razão e a Emoção, além da japonesa Love and Fortune.

Mas além da gigante vermelha, existem outros canais que você pode ter acesso a diversas produções. Confira:

  • Rakuten Viki: plataforma dedicada exclusivamente aos doramas, com produções de diversos países do continente asiático.
  • Kocowa: apresenta, exclusivamente, produções sul-coreanas.
  • Line TV: totalmente gratuito e disponível para diversos dispositivos.
  • Crunchyroll: no Brasil, é conhecido por um streaming dedicado a exibição de animes. Mas o serviço também tem doramas de algumas nacionalidades em seu catálogo.
  • WeTV: plataforma de origem tailandesa apresenta doramas exclusivos no Brasil. Disponível para computadores, Smart TVs, bem como dispositivos móveis.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar