dorama-e-japones-ou-coreano

Dorama é japonês ou coreano? Saiba tudo sobre esse gênero

No mundo do entretenimento, uma tendência que tem ganhado destaque globalmente é a dos doramas. Para muitos, essa palavra pode ser nova ou confusa. No entanto, para outros, é sinônimo de paixão, cultura e identificação. Mas o que são essas produções? São produções japonesas ou coreanas? Vamos desvendar esse universo.

Origem: Japonês ou coreano?

A palavra “dorama” (ドラマ) deriva do inglês “drama” e refere-se originalmente às séries de televisão japonesas. Portanto, em sua origem, a palavra é japonesa. No entanto, com o boom da onda coreana (Hallyu) ao redor do mundo, séries televisivas coreanas, chamadas em coreano de “드라마” (deurama), também começaram a ser popularmente referidas como “doramas” em muitos países. Para evitar confusões, muitos fãs se referem a essas produções coreanas como “K-dramas”.

Características dos Doramas

  1. Episódios e Temporadas: Diferentemente de muitas séries ocidentais, a maioria das produções tem apenas uma temporada, com uma quantidade limitada de episódios, geralmente variando de 12 a 24.
  2. Variedade de Temas: Doramas podem abordar uma ampla variedade de gêneros, desde romance e comédia até suspense e sobrenatural.
  3. Cultura: As produções são uma excelente forma de se imergir nas culturas japonesa e coreana, já que muitos detalhes culturais, desde a culinária até costumes sociais, são incorporados nas histórias.
  4. Estética: Tanto na cinematografia quanto na trilha sonora, os doramas possuem uma estética particular, muitas vezes focada em detalhes e emoções.

Doramas Mais Famosos

  1. “Boys Over Flowers” (Coreano): Uma história sobre uma garota de origem humilde em uma escola de elite e seus conflitos com os quatro garotos mais populares.
  2. “Coffee Prince” (Coreano): Uma comédia romântica sobre identidade de gênero e amores inesperados.
  3. “Hana Yori Dango” (Japonês): A versão original de “Boys Over Flowers”, adaptada do manga de sucesso.
  4. “Descendants of the Sun” (Coreano): Um romance entre um soldado e uma médica em uma zona de guerra.
  5. “Nodame Cantabile” (Japonês): Uma comédia romântica que gira em torno do mundo da música clássica.

Onde assistir doramas?

Com a popularidade crescente dos doramas, várias plataformas de streaming começaram a oferecer uma vasta gama destas séries em seus catálogos. Em suma, é possível citar as plataformas como Netflix, Viki, e Kocowa. Elas são populares escolhas para os fãs desse gênero.

VEJA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".